Padrão de energia é desligado e posto perde mais de 600 doses de vacinas em MG

Prefeitura de Bueno Brandão/Divulgação

A Polícia Civil de Bueno Brandão, no Sul de Minas, investiga o desligamento proposital do padrão de energia de um posto de saúde na cidade, que invalidou 627 doses da única sala de vacinas do município.

De acordo com a Diretora do Departamento de Saúde de Bueno Brandão, Jéssica Paula Riciatti, a tampa do padrão de energia foi arrombada e a luz ficou desligada, durante todo o último fim de semana.

Prefeitura de Bueno Brandão/Divulgação

A falta de refrigeração fez com que fossem invalidadas as vacinas contra febre amarela, paralisia infantil (Vip e Vop), hepatite A, hepatite B, DT- tétano e difteria, pnemo 10 (contra pneumonia), rota vírus, DTPA – difteria, tétano e pertussis – voltada para gestantes, raiva humana, varicela (catapora), BCG, HPV, meningocócica-C (meningite), influenza (gripe) e triviral (sarampo, caxumba e rubéola).

Como o Centro de Saúde não funciona aos finais de semana, a situação só foi descoberta na manhã dessa segunda-feira (9), quando uma faxineira chegou ao local. “Ela viu que estava sem energia, foi no padrão, e viu que a chave estava desligada. A temperatura (da geladeira) foi para 16,7º e o normal é de 2º a 8º”, explica a diretora. A energia foi imediatamente religada, mas o estrago já estava feito.

O Departamento de Saúde informou que vai enviar um relatório para a Superintendência Regional e aguarda um posicionamento para a reposição do estoque. A Superintendência Regional de Saúde também solicitou à Energiza, empresa responsável pelo fornecimento de energia da região, um ofício para que o padrão seja deslocado para o interior da unidade de saúde.

Um boletim de ocorrência na Polícia Militar (PMMG) foi registrado, e as câmeras de segurança da vizinhança estão sendo analisadas para identificar o autor do crime.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!