‘Apocalipse?’: Tornado de fogo em Goiás impressiona e sugere fim do mundo

Reprodução/Twitter

O vídeo de um redemoinho de fogo de vários metros de altura tem dado o que falar, nos últimos dias, nas redes sociais. A gravação, feita nessa terça-feira (10), por trabalhadores rurais de Goiás, mostra o susto de quem estava próximo, quando o movimento das chamas durante uma queimada ganhou formato de vórtice.

O incêndio ocorreu próximo a uma usina de álcool de açúcar, às margens da GO 210, entre Santa Helena de Goiás e Maurilândia, na região Sudoeste do estado

As imagens ganharam as web e internautas, como sempre, já fizeram suas apostas sobre o fenômeno . “Se vocês estavam pedindo pelo apocalipse brincando, é melhor repensar…” disse um usuário do Twitter, sugerindo que o evento natural possa ser um sinal do fim do mundo.

E é? Não, caro leitor. Não vai ser desta vez. O fenômeno, também conhecido como “Tornado de Fogo”, é mais comum do que se imagina. O meteorologista Ruibran dos Reis explicou ao BHAZ que “É muito comum ocorrer em regiões mais planas, em cerrados, como é o caso de Goiás”, diz.

De acordo com Ruibran, o ‘redemoinho de fogo’ na verdade se trata de um vórtice causado por variações de clima. Basicamente, o ponto central da queimada possui uma temperatura muito alta, enquanto a ‘vizinhança’ não. Essa variação de temperatura cria fortes ventos, que dão origem ao vórtice – que pode atingir até 200 metros de altura, mas costumam se dissipar em minutos.

O meteorologista explica que fenômenos como esse também ocorrem com frequência em Minas Gerais, principalmente nas regiões do Triângulo Mineiro e no Noroeste do estado.

Veja parte da repercussão:

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!