Home Notícias BH Minas tem dia mais quente da história; calor continua e, depois de mais de 100 dias, há previsão de chuva para BH

Minas tem dia mais quente da história; calor continua e, depois de mais de 100 dias, há previsão de chuva para BH

A última semana do inverno será com temperaturas típicas do verão. A massa de ar quente e seco continua atuando sobre Minas Gerais e fará com que os termômetros em Belo Horizonte cheguem aos 37ºC. O calor está tão forte que o Estado registrou a maior temperatura de toda a sua história: 41,8ºC na última sexta-feira (13), na região Norte de Minas Gerais. Fique tranquilo, pois a tão aguardada chuva está prestes a chegar, após mais de 100 dias de secura na capital.

Ao BHAZ, o meteorologista Ruibran dos Reis disse que até esta segunda-feira (16) o começo da manhã foi fresco, devido a uma frente fria. “Tivemos essa frente fria no litoral do Sudeste que acabou mudando a direção dos ventos e isso fez com que tivéssemos uma ligeira queda na temperatura no final de semana. A partir de terça o cenário muda”, disse.

A temperatura mínima em BH hoje foi de 15ºC e a máxima deverá alcançar os 30ºC. Com a atuação da massa de ar quente e seco é esperado um novo recorde de temperatura na capital mineira. “Entre quinta e sexta podemos ter máximas de 36ºC e 37ºC é muito calor nesta reta final de inverno”, destacou. O dia mais quente do ano foi registrado na última sexta quando atingiu-se os 36,4ºC.

Dia mais quente e chuvas chegando

Se em Belo Horizonte o calor já está demais, no Norte de Minas está ainda mais intenso. Prova disso é o recorde histórico de temperatura que foi registrado na última semana. “A tarde mais quente do ano em toda a história de Minas Gerais foi registrada em São Romão onde chegou-se aos 41.8ºC. O recorde anterior era de Arinos, em 1997, com 41,5ºC”, disse. As medições no Estado começaram em 1912.

Para refrescar o calor nada melhor do que uma chuva, e, segundo Ruibran, ela está prestes a chegar, após 104 dias de secura. “A partir da semana que vem teremos uma mudança no clima com a chegada de uma frente fria. Teremos chuvas acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos. Serão boas pancadas”, concluiu.

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Comentários