Pacientes com câncer podem ter gratuidade nos ônibus de BH

Karoline Barreto/CMBH + Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pacientes em tratamento contra o câncer poderão ter gratuidade nos ônibus do transporte coletivo de Belo Horizonte. O alto valor das passagens tem feito com que alguns deles, em especial os de baixa renda, deixem de comparecer às unidades de saúde e assim acabam abandonando o tratamento. Um seminário na Câmara Municipal (CMBH) discutirá sobre o Projeto de Lei (PL) que visa conceder o benefício.

A iniciativa da gratuidade, que também pretende passe livre para os acompanhantes, é tida como positiva por entidades que prestam atendimento aos pacientes. A ausência às sessões de quimioterapia e radioterapia pode levar o paciente à morte, visto que tais procedimentos são essenciais no tratamento.

O médico oncologista Gustavo Correa teve, na última semana, a prova de como o alto valor das passagens afasta o paciente dos consultórios médicos. “Tenho uma paciente que já passou pela quimio e radio, mas que precisa tomar uma medicação nos próximos cinco anos. Ela não veio ao consultório e a assistente social entrou em contato e foi informada que ela não viria, pois não tinha condições de arcar com a passagem”, contou.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que em 2018 foram registrados mais de 68 mil novos caso de câncer de próstata em homens e 59.700 cânceres de mama nas mulheres, em todo o Brasil.

Detalhes do PL

O PL 55/2017 que tramita na Casa Legislativa é de autoria da vereadora Marilda Portela (Republicanos) e será tema de uma audiência nesta terça-feira (17). A proposta determina que o paciente e seu acompanhante sejam isentos do pagamento de tarifa de ônibus quando nas viagens entre a residência e o local de tratamento.

O projeto também estabelece que seja expedido bilhete eletrônico credencial para pessoas submetidas a radioterapia, quimioterapia e qualquer outro tratamento complementar contra o câncer. Ambos devem estar previamente cadastrados na BHTrans.

Procurada pelo BHAZ para falar sobre o PL a vereadora Marilda Portela optou pelo silêncio. “Deixemos para falar sobre isso no seminário”, disse.

O seminário “Direitos do Paciente com Câncer e Gratuidade do Transporte Público em Belo Horizonte” acontecerá nesta terça-feira (17), das 13h às 18h, na Câmara de BH. Os interessados devem fazer inscrição gratuita clicando aqui.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!