Atenção! Umidade do ar despenca em BH e fica perto de alerta vermelho

Amanda Dias/BHAZ

A umidade relativa do ar em Belo Horizonte chegou a 12% na tarde desta quarta-feira (18), a menor registrada no ano e a temperatura máxima chegou a 34.5ºC. Além de aumentar a sensação de calor, o tempo seco ainda fez a Defesa Civil emitiu um alerta válido até esta sexta-feira (20), às 18h.

A capital mineira está em alerta laranja, que é quando a umidade relativa do ar fica entre 20% e 12%. Neste caso, há risco de incêndios florestais e à saúde. Além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alerta vermelho é acionado quando a umidade fica menor que 11%, o que representa uma situação meteorológica de grande perigo. É quando estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno ocorre pela concentração de massas de ar quente em Minas Gerais. As chances de chuva devem aumentar a partir da próxima terça-feira (24), melhorando a umidade relativa do ar. Já na região Sul do estado e Zona da Mata, as chuvas podem chegar antes, neste sábado (21).

Para esta quinta-feira (19), a temperatura mínima deve ser de 18ºC e máxima pode chegar a 36ºC. A umidade relativa do ar deve continuar baixa, em torno de 15%.

Inmet/Reprodução

Cuide-se!

Com a situação atual, a Defesa Civil recomenda hidratação constante; dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água e evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas.

Sobre a alimentação, o órgão ainda alerta para que se evite frituras, dando preferência a alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas.

Nas redes sociais, as pessoas comentam sobre o intenso calor que o belo-horizontino tem sentido nas últimas semanas.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!