Home NotíciasBHAtenção! Umidade do ar despenca em BH e fica perto de alerta vermelho

Atenção! Umidade do ar despenca em BH e fica perto de alerta vermelho

A umidade relativa do ar em Belo Horizonte chegou a 12% na tarde desta quarta-feira (18), a menor registrada no ano e a temperatura máxima chegou a 34.5ºC. Além de aumentar a sensação de calor, o tempo seco ainda fez a Defesa Civil emitiu um alerta válido até esta sexta-feira (20), às 18h.

A capital mineira está em alerta laranja, que é quando a umidade relativa do ar fica entre 20% e 12%. Neste caso, há risco de incêndios florestais e à saúde. Além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alerta vermelho é acionado quando a umidade fica menor que 11%, o que representa uma situação meteorológica de grande perigo. É quando estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno ocorre pela concentração de massas de ar quente em Minas Gerais. As chances de chuva devem aumentar a partir da próxima terça-feira (24), melhorando a umidade relativa do ar. Já na região Sul do estado e Zona da Mata, as chuvas podem chegar antes, neste sábado (21).

Para esta quinta-feira (19), a temperatura mínima deve ser de 18ºC e máxima pode chegar a 36ºC. A umidade relativa do ar deve continuar baixa, em torno de 15%.

Inmet/Reprodução

Cuide-se!

Com a situação atual, a Defesa Civil recomenda hidratação constante; dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água e evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas.

Sobre a alimentação, o órgão ainda alerta para que se evite frituras, dando preferência a alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas.

Nas redes sociais, as pessoas comentam sobre o intenso calor que o belo-horizontino tem sentido nas últimas semanas.

Vitor Fernandes

Vitor Fernandes

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva da UOL.

Comentários