Tragédia em Brumadinho: PF indicia Vale, TÜV SÜD e mais 13 funcionários

Anderson Passos/CBMMG/Twitter

A Polícia Federal (PF) indiciou, na noite dessa quinta-feira (19), sete funcionários da mineradora Vale e seis da consultora TÜV SÜD pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos. As empresas também foram indiciadas.

A decisão é resultado do inquérito que investiga o rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em 25 de janeiro deste ano. Até o momento, 249 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas.

Na próxima fase das investigações, a PF vai analisar a conclusão de perícias criminais para indiciamentos envolvendo os crimes ambientais e os homicídio. Com os laudos, a polícia pretende entender qual foi o gatilho para o rompimento e, dessa forma, buscar os responsáveis.

Os crime de falsidade ideológica e uso de documentos falsos se referem às informações falsas contidas nos documentos de Declaração de Condição de Estabilidade (DCE), em contratos feitos em 2018. Os documentos permitiram que a barragem seguisse funcionando normalmente mesmo com critérios de segurança abaixo dos recomendados pela própria Vale e por padrões internacionais. Já a imputação por falsificação de documentos aponta dois registros de declarações de estabilidade, em 2017.

Os indiciados podem pegar até 18 anos de prisão. O relatório também pede medida cautelar contra eles, proibindo os 13 profissionais de prestarem consultorias ou novos trabalhos na área.

Sinara Peixoto

Formada em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte e com pós-graduação na PUC Minas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como editora na CNN Brasil, desde a estreia do veículo no país, e na edição do Portal BHAZ. Também despenhou várias funções ao longo de 7 anos na TV Record Minas, onde entrou como estagiária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!