Estudantes mineiros criam perfil para orientar mulheres vítimas de violência

Arquivo pessoal/Ana Clara Soares + Instagram/@hemanuelyhcgv19/Reprodução

Estudantes de uma escola estadual em Divinópolis, na região Central, criaram um projeto para orientar mulheres vítimas de violência. O “Moça, você não está sozinha” foi criado para um trabalho da escola em abril do ano passado e virou uma importante ferramenta no combate à violência e conscientização.

A ideia partiu dos alunos Ana Clara Soares, Bruno Tavares Rorigues, Helena Chagas de Araújo, Luíza Costa Moreira, Thaila Camille Carvalho e Vinícius Simedo Costa, que têm entre 14 e 15 anos, e estudam no 9º ano da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira. “Criamos para ajudar as mulheres, porque ninguém falava do assunto na nossa escola. A ideia é incentivar a mulher a denunciar esses tipos de agressão”, explica Ana Clara Soares, de 14 anos.

O projeto foi apresentado, em um primeiro momento, na feira de ciências da escola, na qual os alunos deveriam criar um produto voltado para a comunidade. No perfil criado no Instagram, são dadas orientações sobre o que a mulher deve fazer em caso de violência, onde buscar ajuda e como denunciar. Na maioria das postagens, uma mensagem importante: “Não se cale”.

Ana Clara relata que o projeto foi muito bem recebido na escola. “As meninas da nossa escola já agradeceram muito. Já tivemos relatos de violência e mulheres que conseguiram ajuda pelo projeto. Estamos fazendo campanhas no Facebook e Instagram, e também levamos palestras com uma psicóloga na escola”, relata a estudante.

Agora, os estudantes planejam lançar um aplicativo, mas esbarram na questão financeira. “Vamos colocar contatos diretos com psicólogos, orientações e aba de vídeos sobre o tema”, completa a estudante.

Ver essa foto no Instagram

No dia 29/08 aconteceu a 5° Feira de Ciências da nossa escola. Como muitos já sabem, continuamos com o mesmo projeto e este ano demos início a criação do aplicativo, essa ideia que já havia sendo pensada deste o ano passado mas só foi concretizada graças a ajuda do aluno João Pedro Oliveira (@joaoo_oliiveiiraa), que se disponibilizou a iniciar a construção do app. Tivemos avaliações de diversas pessoas e fomos muito bem elogiados. Alunas que já seguiam a página ficaram interessadas pelo aplicativo e muitas mulheres foram até o nosso stand. Agradecemos a nossa orientadora Franderlene Lopes (@franderlene), e novamente, ao nosso professor Elrison Ferreira que nos ajudou com o banner científico enquanto estávamos na FEMIC. Também gostaríamos de agradecer a advogada Nathalia Correa (@nathaliacorreaolv) e a psicóloga Lorena Rodrigues (@lorenarodriguespsicologa), que aceitaram participar do aplicativo.

Uma publicação compartilhada por Você não está sozinha ? (@moca_vocenaoestasozinha) em

Feira no México

O projeto dos alunos tomou proporções maiores e já foi apresentado na Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), em Mateus Leme, em agosto. Agora, os alunos foram escolhidos apresentar o projeto em um feira de ciências em Zamá, no México, em maio de 2020.

Para levantar fundos para ir ao México, como passagem, hospedagem, alimentação e outros gastos, os alunos criaram uma vaquinha on-line. Quem puder, contribua por aqui.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!