Home Veículos Acelera aí Ayrton Senna ainda é a maior celebridade do Brasil, conclui pesquisa

Ayrton Senna ainda é a maior celebridade do Brasil, conclui pesquisa



Mesmo após 25 anos de sua morte, Ayrton Senna permanece como uma das celebridades mais conhecidas, que geram alto nível de interesse e são melhores avaliadas do País. A conclusão está numa pesquisa da Celeb Score e Social Media Intelligence da Kantar Ibope Media.

Fórmula 1 que imortalizou Ayrton Senna nas pistas (Foto: Instituto Ayrton Senna/Divulgação)

O piloto é a maior celebridade esportiva nacional por uma combinação de fatores, diz o estudo. “Foi um verdadeiro campeão dentro e fora das pistas. Ainda hoje é considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos. Brasileiros sentiam, e ainda sentem, orgulho de Senna ser nosso”, observa o diretor executivo do Ibope Repucom, José Colagrossi.

Valores

Segundo ele, a morte trágica e precoce cristalizou os valores de Senna, atributos e personalidade no coração dos brasileiros. Mas seriam esses os motivos desta idolatria que já dura 25 anos?

“Dois outros fatores contribuem decisivamente na construção permanente da imagem do Senna em nosso País. Primeiro, é a comparação favorável com os outros ídolos esportivos que o sucederam. Eles tiveram altos e baixos em suas carreiras, e Senna morreu no auge de sua performance e popularidade”, comenta.

Leia também: Lapidando os cristais

Imagem

Além disso, o Instituto Ayrton Senna faz um trabalho exemplar ao manter a imagem, valores e legado do piloto vivo em nossa sociedade.

A Kantar realizou um mapeamento completo sobre a imagem de Ayrton Senna em sua pesquisa regular de avaliação de celebridades. Ela é amplamente usada pela indústria de comunicação para, com base em dados, escolher a celebridade que possui os atributos necessários e melhor se adequa aos objetivos de comunicação da marca, produto ou campanha.

Na pesquisa foram considerados vários aspectos. Sobre o nível de conhecimento da imagem, Senna obteve 96,1% de conhecimento entre o universo de internautas brasileiros com 16 anos ou mais.

Ou seja, a cada dez internautas brasileiros, praticamente todos o reconhecem, independentemente de sua idade, região, renda ou gênero, inclusive aqueles que nem eram nascidos em 1994.

Foto: Instituto Ayrton Senna/Divulgação

Ambos os sexos

Em consideração o perfil demográfico dos internautas brasileiros, há algumas variações interessantes dos que afirmaram conhecer a imagem do piloto. A relação entre homens e mulheres que afirmaram conhecer é proporcional ao perfil da população de internautas, o que demonstra que que ambos os sexos reconhecem sua imagem igualmente.

Dentre os que conhecem o esportista, 47% possuem mais de 40 anos, e principalmente nas regiões sudeste e sul do país, e também é bem distribuído entre todas as faixas de renda, fato positivo e que reafirma ser uma personalidade conhecida por toda a população, independentemente de seu nível de renda.

Leia também: Temperatura certa

Interesse

O nível de interesse por Ayrton Senna é de 67.8 pontos, nota que supera os resultados de todas as celebridades avaliadas. De acordo com o estudo, este alto índice de interesse por sua imagem, vida e carreira cria um terreno fértil para a continuidade de ações sociais e até mesmo de endossos comerciais, como vimos recentemente com o lançamento de alguns produtos que levavam a marca Senna em parcerias de co-branding.

Cada celebridade pesquisada passou por avaliação de 25 atributos, organizados em quatro grupos distintos: atributos ligados à beleza, atributos comportamentais, atributos sobre o estilo de vida e sobre a influência que elas geram na vida das pessoas.

As notas de Ayrton Senna se mostraram superiores à mediana em 76% dos casos, ou seja, em 19 dos 25 atributos avaliados.

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Ai

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários