DE GRAÇA! BH terá palestra sobre prevenção ao suicídio com renomado especialista

Paulinha Linhares/Divulgação

Finalizando o mês de prevenção ao suicídio, Belo Horizonte receberá o psicoterapeuta existencial Valdemar Augusto Angerami para uma palestra GRATUITA sobre prevenção contra o autoextermínio. A atividade acontece nesta quinta-feira (26), no auditório do campus Silva Lobo, da Newton, e abordará o tema “Suicídio e suas interfaces”.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil. Os dados englobam mortes registradas entre os anos de 2010 e 2016. O índice no país é alarmante, principalmente se comparado ao cenário mundial, que registrou uma diminuição em 9,8%. A organização revela, ainda, que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos no mundo.

A coordenadora do curso de Psicologia da Newton, Andréia Barbosa de Faria, pontua a urgência de discutir o assunto, muitas vezes incompreendido e alvo de preconceitos. “O diálogo pode ser uma ferramenta capaz de evitar o suicídio. Os profissionais da Psicologia devem, também, trazer orientações sobre mudanças de comportamento, alertando e sinalizando familiares e amigos sobre a possibilidade de detectar um possível ato de suicídio e atuar em tempo”, considera.

Para Andréia, o ambiente acadêmico deve também ser espaço que acolhe e viabiliza discussões sobre a saúde mental. “A academia é o local de conhecimento, esclarecimento e rompimento de tabus. Alunos, professores, funcionários e a comunidade de modo geral precisam saber que todos nós passamos por situações de vulnerabilidade, por momentos difíceis, e tudo bem pedir ajuda. Falar de suicídio é também falar sobre salvar vidas”, defende a professora.

O autor

Valdemar é o autor com o maior número de livros publicados sobre Psicologia no Brasil e adotados em universidades de Portugal, México e Canadá. Além de psicoterapeuta existencial, é professor das pós-graduações em Psicologia da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É coordenador do Centro de Psicologia Existencial e membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo.

Palestra e lançamento do livro “Suicídio e suas Interfaces”

Quando😕 nesta quinta-feira (26) das 19h às 22h

Onde?Auditório do Centro Universitário Newton Paiva – Campus Silva Lobo (Avenida Silva Lobo, 1730, Nova Granada)

Quanto? Gratuito, o público externo deve se inscrever aqui. Sujeito a lotação do espaço.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!