Queimadas deixam céu de cidade vermelho e cenário apocalíptico assusta

Reprodução/Facebook/Nur Diana

Um pequeno lugarejo localizado na Indonésia virou notícia em todo o mundo, nesta semana, por conta de um fenômeno inesperado. O céu da província de Jambi ficou completamente vermelho por conta de incêndios florestais que se espalharam por grande parte do país.

Uma moradora da província, Eka Wulandari, fotografou a cor diferente do céu, no sábado (21), e publicou as imagens no Facebook. Ela disse, na postagem, que a fumaça do local feriu os olhos e a garganta dela. “A neblina gerada pela fumaça estava especialmente espessa aquele dia”, disse.

Em entrevista para a BBC Indonésia, a jovem relatou ter sido acusada de forjar as imagens. No entanto, garantiu que elas são reais e que as tirou com o próprio celular. Outros vídeos publicados por internautas daquela região confirmma que o fenômeno realmente deixou o céu vermelho.

“Isso não é Marte, é a Província de Jambi”, disse Zuni Shofi Yatun Nisa ao publicar um vídeo que mostra parte da região no Twitter.

Explicação

A agência meteorológica da Indonésia, a BMKG, explicou que imagens de satélite mostraram diversos pontos de distribuição de “fumaça espessa” em Jambi. Já o professor Koh Tieh Young, da Universidade de Ciências Sociais de Singapura, diz que o fenômeno é chamado de Dispersão de Rayleigh e está relacionado a certos tipos de partículas presentes no ar quando há neblina causada pela fumaça.

Segundo ele, o tamanho das partículas na neblina causada pela fumaça determina se a cor da luz que vemos muda ou não. “Na neblina causada pela fumaça, as partículas mais abundantes têm cerca de 1 micrômetro, mas elas não mudam a cor da luz que nós vemos”, explicou à BBC.

“No entanto, também há partículas menores, com cerca de 0.05 micrômetros ou menos, que não fazem muita neblina mas têm a tendência de dispersar mais a luz vermelha do que a azul — e é por isso que você veria mais vermelho que azul”, disse.

Ainda de acordo com o especialista, o fenômeno não muda a temperatura do ar, o que significa que apenas a coloração do céu é alterada. Ele diz acreditar também que o fato de as imagens terem sido feitas por volta do meio-dia pode ter contribuído para que a cor ficasse ainda mais forte. “Se o céu está no alto e você olha para cima, você está olhando para a linha do sol, então pareceria que uma porção maior do céu é vermelha.”

Queimadas

As queimadas são ilegais na Indonésia. No entanto, grandes corporações, fazendeiros e pequenos agricultores aproveitam a época de seca no país para limpar a vegetação por meio de queimadas. E a maior parte das áreas é usada depois para plantações de palma, que geram polpa, óleo e papel.

Geralmente, os incêndios naquele país têm um pico entre julho e outubro, justamente por conta do período de seca. Nos primeiros anos de 2019, mais de 328 mil hectares queimaram por lá, de acordo com a agência nacional de desastres do país.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!