Home Colunas A hora e a vez dos liberais

A hora e a vez dos liberais

Tive a honra de participar na última terça-feira (23) do 10º Fórum Liberdade e Democracia, realizado pelo Instituto de Formação de Líderes de Belo Horizonte. Falamos sobre a importância dos valores liberais para o desenvolvimento do nosso país, ao lado de grandes nomes defensores do livre mercado, como o governador Romeu Zema, o secretário Paulo Uebel (Desburocratização, Gestão e Governo Digital) e o ministro Paulo Guedes, que em seu discurso fez elogios ao Governador Zema: “O Zema é sério, liberal, vai vender as estatais, vai andar para frente. Em dois anos, Minas Gerais estará em outra situação.”

São com eventos como este que podemos constatar, com muita alegria, que o Brasil passa por um novo momento, com um espaço cada vez maior para a discussão de ideias voltadas para o incentivo do empreendedorismo, para o respeito às liberdades individuais.

Conforme bem mencionou Zema durante a sua palestra de abertura, após um crescimento por meio de “anabolizantes” entre 2008 e 2014, o Brasil começa a superar essa etapa. O país chegou a um momento em que boa parte dos erros cometidos estão sendo corrigidos. Agora cabe a nós, liberais, terminarmos esses ajustes de forma adequada.

Como exemplo de medida fundamental e de incentivo ao liberalismo, cito a sanção da chamada MP da Liberdade Econômica, que facilitou o ambiente de negócios e deve gerar, de acordo com cálculos do próprio governo, 3,7 milhões de empregos em 10 anos.

E vale ressaltar que o governo tem sim papel importante para dar condições adequadas para a sociedade, mas ele não vai concluir isso sozinho. É só o governo não atrapalhar, não complicar e não pedir coisas descabidas. O restante fica com a sociedade. Ou seja, ao governo cabe dar as condições para que a sociedade caminhe por si só.

Outros grandes nomes do empresariado brasileiro participaram do evento da última terça-feira, como David Feffer, da Suzano. Segundo ele próprio, há até bem pouco tempo os empresários pensavam que estávamos indo na direção da Venezuela. Porém, agora, passamos por um novo momento. Vemos o país crescendo e com uma quantidade enorme de talentos liberais ajudando nesse desenvolvimento.

Chegamos a uma etapa de grande importância para o crescimento consistente do nosso país com o suporte e validação de liberais em todos os setores. O que é uma grande notícia.

Laura Serrano

Laura Serrano

Laura Serrano é deputada estadual eleita com 33.813 votos pelo partido Novo. Economista, Mestre pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em controladoria e Finanças e graduada pela UFMG com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica). É membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de pós-graduados de alto desempenho).

Comentários