‘Assédio não é entretenimento’, pressão da Oi e ação coletiva: Entenda mobilização contra A Fazenda

Play Plus/Reprodução

Patrocinadora do reality show A Fazenda, a empresa de telecomunicação Oi se manifestou publicamente neste domingo (29) sobre o assédio sexual flagrado durante a atração. Através do Twitter, a Oi afirmou que pressiona a Record TV, responsável pelo programa, para que providências sejam tomadas. Outra repercussão foi uma ação coletiva movida por 23 advogados contra a emissora.

“A Oi repudia e se manifesta contra qualquer conduta que configure crime de natureza ou caracterize ofensa às mulheres. A Oi solicitou à emissora providências e que demande a apuração do caso às autoridades competentes para que sejam adotadas as medidas cabíveis”, afirmou, em resposta a um questionamento na rede social.

Na madrugada do último sábado, o ator Phellipe Haagensen deu um beijo à força durante discussão com outra integrante do programa Hariany Almeida, que já tinha participado do BBB (Big Brother Brasil), o programa de reality com o mesmo perfil da Globo.

Uma grande campanha pela internet para expulsar o ator foi realizada imediatamente. No entanto, a emissora não se pronunciou desde então, o que gerou ainda mais críticas (veja mais abaixo). O apresentador do reality, Marcos Mion, chegou a publicar um convite para o público “pegar a pipoca” para assistir à edição – e conferir os desdobramentos do assédio sexual.

O convite recebeu uma enxurrada de críticas por tratar o assédio como entretenimento. O apresentador apagou o tuíte e tentou se justificar em publicações na sequência. “Fui ler alguns comentários e fiquei consternado ao ver pessoas dizendo que eu mandei “pegar pipoca pra assistir ao assédio”…quem assiste ao pgm sabe que eu falo isso todo dia! É pegar pipoca pra assistir AO PROGRAMA. Ridículo é eu ter que explicar isso! Logo eu…!?!?”, afirmou.

“Não adianta me cobrar uma atitude ou decisão do que deveria ou vai acontecer NO PROGRAMA. Como falei no áudio que a direção me pediu para gravar: a decisão da EMISSORA, dona do programa, será anunciada, por mim, no programa de amanhã. E eu ainda não sei qual é”, disse em outra publicação.

Protestos

Pessoas de todos os cantos do país se manifestaram nas últimas horas sobre o assédio protagonizado pelo ator e também pela publicação do apresentador do reality. “Marcos Mion simplesmente tá debochando de um fato sério, de um assédio, ai penso: E se fosse com a mulher dele ? Ele ia rir ? Ironizar ? Achar tudo uma graça?”, disse uma.

Confira parte da repercussão:

Vale lembrar que o crime de importunação sexual se tornou lei no ano passado e é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, como ônibus e metrô. Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Agora, quem praticá-lo poderá pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Já o crime de estupro é previsto no art. 213, e consiste em “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. Mesmo que não exista a conjunção carnal, o criminoso pode ser condenado a uma pena de reclusão de 6 a 10 anos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!