Pais perdem bebê e recebem carta emocionante como se fosse do filho: ‘Fiquem em paz’

Arquivo Pessoal/Reprodução

Uma equipe de enfermagem do Instituto da Mulher e Maternidade Dona Lindu, em Manaus, no Amazonas, deu um exemplo de empatia e humanidade ao lidar com uma situação delicada. Depois que uma grávida contraiu uma infecção e perdeu o bebê, na 21ª semana de gestação, os profissionais da saúde entregaram aos pais uma carta de despedida, como se tivesse sido o filho do casal a escrever. A cartinha foi publicada nas redes sociais e já possui mais de 45 mil compartilhamentos.

A lembrança foi ilustrada com a impressão dos pés da criança e com a pulseira de identificação usada no hospital. “Papai e mamãe, durante 21 semanas e 3 dias, pude sentir o quanto vocês me amam e eu também já amava vocês. Sei que seriam pais excelentes. Fiquem em paz!”, diz a mensagem.

Apesar de antes nunca ter sido compartilhada nas redes sociais, essa não foi a primeira vez que a equipe utilizou o gesto para tentar amenizar situações difíceis como a perda de um bebê. Segundo Carla Campos, residente de enfermagem no hospital, a ideia da mensagem de despedida surgiu no setor de psicologia do local e foi acolhida pela equipe de enfermagem.

“O psicólogo perguntou se tínhamos algo para fazer para amenizar esse sofrimento. Aí foi quando a gente teve a ideia de fazer a ideia dos carimbos dos pezinhos e de entregar uma cartinha. Porém a gente nunca tinha postado, nem nada disso. E no dia que a gente fez dessa vez, um estagiário de medicina estava lá e pediu pra tirar uma foto. Mas não imaginávamos que ele ia postar e que ia repercutir dessa forma”, relata Carla ao BHAZ.

A profissional ainda relembra a reação da família ao receber a carta. “Eles ficaram muito felizes, deu pra sentir a felicidade pelo abraço que eles deram na gente. É uma forma deles lembrarem do filho, porque eles não vão ter ele de corpo presente mas vão ter uma lembrança”, diz. Além disso, afirma que o sentimento é apenas de gratidão diante do sucesso da atitude.

Arquivo Pessoal/Reprodução

Viralizou!

A carta viralizou após ser compartilhada por um estudante de medicina da Universidade do Estados do Amazonas. Marcelo Augusto, que presenciou o ocorrido e se emocionou com a atitude da equipe de enfermagem, foi o responsável por publicá-la. Ele fazia estágio no local e pediu para tirar uma foto para compartilhar a atitude com amigos do Facebook. Porém, para a surpresa de todos, a publicação obteve uma grande repercussão e em menos de três horas já havia mais de 5 mil compartilhamentos.

“Foi uma coisa bem linda que eu presenciei. E eu quis postar para poder incentivar os enfermeiros, os médicos e todos os profissionais, mostrando que mesmo com a condição de caos que a saúde do Estado vive ainda temos muita coisa a oferecer pro paciente. Então eu compartilhei com esse objetivo, que mesmo com todas as dificuldades, temos que dar nosso máximo para aliviar a dor do próximo”, disse Marcelo ao BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!