Cruzeiro levaria 200 anos para quitar dívidas e Galo apenas 29, diz estudo

Divulgação/Estádio Mineirão

Um estudo realizado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, em Brasília, revelou o tempo necessário que clubes brasileiros levariam para quitar todas as suas dívidas. Há anos, times e órgãos de vários governos, em todas as esferas, tentam encontrar meios de zerar o débitos das agremiações, que em seus estatutos, são entidades sem fins lucrativos, mas movimentam milhões de reais por ano. 

O dado que mais chamou a atenção foi a conclusão sobre o Cruzeiro. O estudo concluiu que a Raposa  levaria 200 anos para quitar todas as suas dívidas, estimadas em R$ 575 milhões, com base no seu balanço financeiro de 2018. O levantamento também esmiuçou as finanças de times das Séries A e B. 

O resultado publicado pelo levantamento considera não só o volume da dívida, mas como elas se originaram, o que vem sendo feito para reduzir déficits e até o modo de gestão de cada time. 

O Cruzeiro leva a pior nesses quesitos, inclusive em relação ao seu maior rival, Atlético, que tem uma dívida maior, R$ 652 milhões, mas teria como zerar as pendências em 29 anos.  

O estudo foi encomendado à Consultoria Legislativa a pedido do deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), que é autor do Projeto de Lei para tornar clubes entidades empresariais, como já prevê a Lei Pelé, criada nos anos 1990. O projeto do deputado cria incentivos para que os clubes deixem de ser associações sem fins lucrativos e se tornem sociedades anônimas ou limitadas, abrindo a possibilidade de investimentos externos e sócios nos times brasileiros. 

Outro dado do estudo que desfavorece ao Cruzeiro é de que a Raposa é o terceiro time do país que mais compromete suas entradas de receitas com folha de pagamento. O time mineiro gasta 69% do que arrecada com salários e fica atrás apenas de Sport (75%) e Chapecoense (74%). O Galo gasta com pessoal 53% da receita, segundo o estudo.

Fazendo uma comparação, é como se os clubes fossem geridos financeiramente como o poder público, que tem pouco poder de geração de caixa e ainda gasta quase tudo que arrecada com o funcionalismo. Somente o Estado de Minas Gerais consome 76% do seu orçamento anual para pagamento de salários. 

Todavia, o estudo apontou que, mesmo endividados, os clubes brasileiros são atrativos para investidores internos e estrangeiros. 

O estudo elaborado pela Consultoria Legislativa tem base nos relatórios “Finanças dos clubes brasileiros em 2018”, feito pela Sports Value, e da “Análise Econômico Financeira dos Clubes de Futebol em 2018”, do Itaú BBA.

Confira os anos necessários para que os clubes paguem seus débitos

São Paulo – 2 anos

Grêmio – 2 anos

Palmeiras – 3 anos

Goiás – 3 anos

Flamengo – 3 anos

Vasco – 6 anos

Corinthians – 7 anos

Fluminense – 9 anos

Bahia – 9 anos

Vitória – 10 anos

Sport – 10 anos

Coritiba – 11 anos

Internacional – 11 anos

Athletico-PR – 15 anos

Atlético – 29 anos

Botafogo – 34 anos

Cruzeiro – 200 anos

Santos e Chapecoense – não conseguiriam pagar suas dívidas

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!