Home Guia Bhaz DE GRAÇA! Tradicional Festa Espanhola agita o fim de semana em BH

DE GRAÇA! Tradicional Festa Espanhola agita o fim de semana em BH

Preparados para se divertir em mais uma edição da Tradicional Festa Espanhola de Belo Horizonte?! Então pode comemorar: O evento ocorre neste final de semana, nesta sexta-feira (4) e no sábado (5), em diversos pontos da capital mineira. A festa promete muita alegria, música, dança, gastronomia típica, intercâmbio cultural e a beleza da XXIV Romeria del Rocio, a maior romaria da Europa, em honra à Virgem del Rocio, padroeira da Andaluzia. A entrada é GRATUITA.

O evento começa na noite desta sexta-feira (4), na rua São Romão, no bairro Santo Antônio, onde os participantes serão recebidos com a homenagem à Virgem e apresentação de danças flamencas com a Cia Garcia y Lorca. Já no sábado (5), na Praça Bandeirantes, de onde sai a Romeria del Rocio, haverá a preparação da Virgem e uma concentração para enfeitar as carroças e carros. O cortejo percorre a Avenida Bandeirantes, de onde seguem as carroças e o carro com a imagem da Virgem, ao som de sevilhanas e músicas del Rocio, com destino à Praça JK.

A partir das 14h, haverá na praça o “Salve” em homenagem à Virgem del Rocio com a presença do ator, apresentador e humorista Saulo Laranjeira. A festa será comandada pelo animador Gonzaga Medeiros e o público irá se divertir com as apresentações dos grupos La Sala, Cia Garcia y Lorca, Cia Luna Flamenca, Casa Carmem, Instituto Mano Down, Academia Pé de Valsa, Ballet Compasso, além do dançarino de tango Denilson Silva, bailarino Maurício Tobias, DJ Alejandro Garcia e bandas Radiotape e US4. Às 19h30, entra em cena a Bateria Show do Bloco Caricato Bacharéis do Samba para o encerramento.  

Homenagem à Virgem

A Romeria del Rocio é uma celebração única que mistura folclore e religião, levando cerca de um milhão de pessoas à Granada, na Andaluzia, considerada cidade-irmã de Belo Horizonte, devido às características culturais em comum. Tradicionalmente, homens e mulheres se vestem ao estilo andaluz e desfilam pela cidade em carroças ornamentadas com flores e balões. Ao ritmo de pandeiro, castanholas e danças típicas, a Romeria segue pelas ruas da cidade espanhola. Em Belo Horizonte, a festa acontece desde 1992 e conta com barracas de comidas e bebidas típicas, tanto espanholas quanto brasileiras.

Tradicional Festa Espanhola

Quando? nesta sexta e sábado (4 e 5)

Onde?

4 de outubro, sexta – 19h

Rua São Romão, 176, Santo Antônio (Surubim na Brasa)

5 de outubro, sábado – 10h

Praça da Bandeira 

13h – Execução do Hino Nacional pela Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros e saída da Romeria del Rocio, pela Avenida Bandeirantes até a Praça JK

14h às 20h – Praça JK

Quanto? Entrada GRATUITA

Comentários