Homem provoca pânico em cinema BR durante exibição de Coringa; filme provoca polêmica

Divulgação/Warner Bross

Desde que foi lançado mundialmente, o filme a respeito do surgimento de um dos vilões mais lembrados da cultura popular, o Coringa, tem dado o que falar nas redes sociais. Bem recebido pela crítica, e correndo por fora no circuito de premiações, o longa repercute por conta do personagem e do enredo que apresenta, mas também por já acumular algumas polêmicas (veja abaixo). No Brasil, uma sessão em que ele era exibido terminou em correria e pânico para algumas pessoas, em Recife, no Pernambuco.

Na última quarta-feira (2), o Plaza Shopping exibia a pré-estreia de Coringa, quando espectadores tiveram que lidar com uma situação inusitada. Um homem que estava no espaço começou a importunar o resto do público e chegou a ser abordado por seguranças. Segundo testemunhas, o homem em questão falava alto e gesticulava como se fosse o próprio Coringa, enquanto segurava uma garrafa de uísque.

A postura do homem começou a gerar desconfiança e medo no público, formando uma espécie de “telefone sem fio” com a possibilidade de o “cara estranho”estar armado. Um jornalista que estava no local falou a respeito do assunto por meio do Twitter e em entrevista para o portal IG. “No final do filme muita gente começou a sair, algumas correndo. E as pessoas começaram a falar que o cara estava armado, ameaçando atirar, aí eu sai também, todo mundo saiu”, relatou outra jovem que esteve no shopping.

Por meio de nota, a administração do Plaza Shopping explicou que a situação foi um incidente. “A Administração do Plaza Shopping confirma que registrou a ocorrência de um espectador exaltado durante a sessão de estreia do filme Coringa no dia 2 de outubro, imitando os trejeitos do personagem principal, porém nega que ele estava armado”, diz um trecho. “A segurança do mall foi imediatamente acionada. O rapaz foi abordado, revistado e orientado a permanecer em silêncio, pois seu comportamento estava incomodando os demais espectadores presentes na sala. A exibição não precisou ser interrompida. As pessoas que deixaram a sala tiveram seu ticket revalidado para assistir à nova sessão do filme na data de sua preferência”, completa.

Polêmica

O filme estrelado pelo ator Joaquin Phoenix tem levantado uma série de discussões, principalmente por tornar o vilão uma espécie de anti-herói, dando glamour para as atitudes dele, e por conta do histórico de tiroteios nos Estados Unidos, inclusive em salas de cinema. Embora premiado, o longa recebeu qualificações como “violento”, “inconsequente” e “perigoso”. No entanto, há quem discorde das ponderações.

“Nos Estados Unidos, há massacres e tentativas de atos de violência por caras como Arthur (Coringa) praticamente toda semana. Ainda assim, deveríamos sentir empatia por ele, o cordeiro perturbado; ele simplesmente não teve amor suficiente”, escreveu Stephanie Zacharek, da revista Time. Já um artigo publicado pela Vanity Fair demonstrou preocupação de que o longa possa ser “uma propaganda irresponsável para os próprios homens que patologiza”. 

Ver essa foto no Instagram

Who’s seen #joker yet?? I still haven’t ? #joaquinphoenix

Uma publicação compartilhada por Joaquin Phoenix (@_joaquinphoenix_) em

A polêmica é tanta que um cinema localizado em Aurora, no Colorado, se negou a exibir o filme. É que o local foi alvo de um ataque a tiros em 2012, durante a exibição de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Na ocasião, 12 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas.

Para o diretor Todd Phillips o filme é, no entanto, a respeito de “amor, trauma e falta de compaixão”. Ele também pediu que as pessoas assistam à produção antes de fazer julgamentos. Já o ator Joaquin Phoenix disse que as pessoas envolvidas no filme estão “cientes dos problemas”, fazendo referência à violência, e que por isso mesmo ele aborda o tema em vez de “ficar com medo de falar”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!