Novidade! Troca da guarda do Palácio da Liberdade é aberta ao público e se torna evento turístico em BH

Sargento Aquiles PM5/Reprodução

Chegou a hora de Belo Horizonte entrar pro ‘hall da fama’ na cena turística com sua cerimônia da troca da guarda do Palácio. Assim como em Londres, na Inglaterra, e em Santiago, no Chile, a ação da capital mineira se tornou, desde o último domingo (6), um evento integrado ao calendário turístico do Estado de Minas Gerais. A solenidade ocorrerá no Palácio da Liberdade, às 9h, sempre no domingo primeiro domingo de cada mês. A Entrada é GRATUITA.

Apreciadas por turistas e motivo de orgulho local em diversos países, as trocas da guarda são compostas por um conjunto de ritos militares. Destacam-se a beleza e precisão de movimentos harmoniosos em uma solenidade repleta de disciplina e patriotismo. Além disso, a troca da guarda do Palácio da Liberdade é uma tradição da Corporação de Tiradentes.

Sargento Aquiles PM5/Reprodução

Em conversa com o BHAZ, a chefe da Sala de Imprensa da PM, capitão Layla Brunella, conta que o número de visitantes, neste primeiro encontro, surpreendeu a todos e reafirma o objetivo do evento. “Neste primeiro domingo houve uma adesão do público muito bacana, houve uma presença grandiosa da população prestigiando a troca de guarda. O nosso objetivo é que o evento – antes rotineiro, mas fechado – passe a ser um símbolo no cenário turístico e cultural da cidade, como uma forma de patriotismo mesmo”, diz.

Os militares do Batalhão de Policiamento de Guardas (BPGD) responsáveis pelo turno substituem os que ali estão deslocando-se para a frente do Palácio – onde é feita a instrução dos que assumirão o serviço. Além desses ritos, a sociedade belo-horizontina poderá assistir à apresentação da Banda de Música da Polícia Militar. O evento terá as portas abertas também para a visitação pública ao interior do Palácio.

Sargento Aquiles PM5/Reprodução

Bem legal, né?! Então junte a família, amigos, visitantes, além de, claro, câmeras e celulares para registrar o momento dos ritos que chamam atenção e ainda é cheio de curiosidades. A dica é chegar cedo nos arredores do local para que possa pegar um ótimo lugar e assistir de “camarote” toda a cerimônia. O evento é GRATUITO basta retirar aqui seu ingresso.

Confira como foi a última troca!

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!