‘Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros contabilizados?’: Colunista conta erros de Maju leitores veem racismo

Rede Globo/Reprodução

O colunista Uol Daniel Castro vem recebendo duras críticas depois de ter publicado um texto sobre a jornalista e apresentadora do Jornal Hoje, Maria Júlia Coutinho, também conhecida como Maju. Em uma matéria publicada no Notícias da TV , ele publicou uma contabilidade que fez dos “erros” que ela cometeu em algumas edições do noticiário.

Desde o final de setembro, Maju tornou-se a âncora do telejornal da Rede Globo. Ao colocá-la para substituir Sandra Annenberg, a emissora carioca busca aumentar a audiência na disputa com a Hora da Venenosa, da Record TV.

Castro afirma, na coluna, que a Globo fez uma reunião emergencial motivada pela grande quantidade de “erros”, como os que ele cita. “Na edição de segunda-feira do JH, com uma Maju acelerada e gesticuladora, o Notícias da TV contou oito erros. Ela comeu o ‘a’ ao falar ‘a partir de hoje’ e chutou o pau da barraca da gramática ao soltar frases como ‘a maioria estão’ e ‘as manchas de óleo continua’, ressaltou.

Os erros contabilizados fizeram com que Daniel Castro fosse acusado de racismo, por parte dos internautas. “Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL? Sabe qual o nome desta obsessão em encontrar erros que nos coloquem num lugar subalterno? Racismo, puro e simples”, disse o colunista da Folha de S. Paulo Thiago Amparo.

“Todo apoio à Maju, que vem tendo sua competência questionada na bancada do Jornal Hoje. Sabemos, na pele, o quanto é incômodo ver mulheres negras ocupando espaços tradicionalmente brancos e masculinizados. Que ela continue com seu ótimo trabalho”, disse a deputada federal Talíria Petrone.

Em nota, o diretor-geral de Jornalismo da Globo Ali Kamel desmentiu que houve uma reunião para tratar os possíveis erros da apresentadora. “Não houve reunião, Maju Coutinho tem brilhado na apresentação do Jornal Hoje, superando todas as melhores expectativas. Defini-la como Daniel Castro a definiu revela apenas os preconceitos do próprio jornalista”, disse.

Apesar da nota da emissora, Castro manteve as informações publicadas na matéria. “Notícias da TV mantém todas as informações publicadas e lamenta que o diretor de Jornalismo da Globo, autor de um livro que prega que não existe racismo no Brasil, tente confundir jornalismo com preconceito”, escreveu.

Veja outros comentários feitos por internautas sobre os “erros” de Maju:

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!