Home Colunas O melhor presente de Dia das Crianças

O melhor presente de Dia das Crianças

Recentemente, tive a oportunidade de visitar Buenos Aires e, por lá, meu programa preferido era o mesmo de quando estou em qualquer lugar do mundo: visitar cafés e livrarias.

Pedi indicação ao primeiro taxista da viagem, e ele nem pensou antes de dizer: El Ateneo. Uma livraria dentro de um teatro. Linda! Deixei esse passeio para o último dia, pra fechar com chave de ouro.

el ateneo

De fato, a livraria é toda linda, e recomendo a visita. O que mais me chamou a atenção foi a sessão de literatura infantil e juvenil.

Aqui no Brasil, a maioria das livrarias é voltada para adultos. Quando existe uma parte para as crianças, ela é bem pequenininha. Faz pensar que esse não é um público-alvo, ou que não vale a pena investir na criançada…

Na Argentina, a gente vê livraria por todos os lados. Só no quarteirão do hotel em que me hospedei, eram uma sete, entre sebos e comércios de novos. E na El Ateneo, gigantesca, o subsolo era praticamente todo voltado para as crianças. 

As obras vendidas iam desde “Os três porquinhos” até Edgar Allan Poe. Para crianças!!! Fiquei embasbacada, no bom sentido. A Argentina investe na literatura infantil, e não apenas com livros “clássicos”, lugar-comum.

Brinquei com meu marido que queria criar meus filhos na Argentina. ;p A economia não tá tão boa por lá, mas as crianças LEEM!

O melhor presente é um livro

Amanhã é Dia das Crianças e boa parte dos pais/mães, tios/tias, padrinhos/madrinhas já comprou o presente (ou não, brasileiro deixa tudo pra última hora…).

Então vou sugerir os próximos presentes: LIVROS!

Quando a gente dá um livro pra uma criança, não estamos só sugerindo a leitura: estamos ofertando um mundo completamente novo. Fantasia. Imaginação. Criatividade.

Estamos presenteando pequenos seres humanos com conhecimento, senso crítico e diversão. 

E esse tipo de presente se faz ainda mais importante em lares onde o interesse pela leitura não vem dos pais. Afinal, a criança, muitas vezes, repete o que vê. Se ela não vê livros ao seu redor, como sabe que pode gostar deles?

Para que você acerte nas próximas compras, eis aqui uma listinha bacana de sugestões:

Livros para crianças que não sabem ler

Quem disse que é errado?!

Quanto antes a pessoinha conseguir assimilar o que é um livro, melhor. Dê aqueles livrinhos sensoriais, que a criança pode tocar e sentir diferentes texturas, ou ouvir o som dos animais. 

Livros para crianças que começaram a ler recentemente

Coloque seu amadinho no mundo mágico de Maurício de Sousa, com almanaques da Turma da Mônica e as versões ilustradas da turminha para livros clássicos, como os contos dos Irmãos Grimm. Leiam juntos!

Livros para crianças que já sabem ler e têm personalidade!

Algumas dicas para serumaninhos que já sabem o que querem:

– O Pequeno príncipe

– Alice no país das maravilhas

– Histórias de ninar para garotas rebeldes

– O Mágico de Oz

– Extraordinário

– Malala, a menina que queria ir para a escola

Livros para eternas crianças

Pré-adolescentes, adolescentes e adultos que nunca perdem a alegria quando viajam em livros mágicos podem ler esses aqui pra uma vida mais feliz:

– A menina que roubava livros

– As vantagens de ser invisível

– Uma vida para sempre

– Extraordinárias

Espero que as dicas sejam úteis!

E, lembre-se: o dia das crianças é amanhã, mas todo dia é dia de dar um livro para alguém que a gente ama. 🙂

Boas leituras!

Lais Menini

Lais Menini

Lais Menini é redatora sênior, com nove anos de experiência na criação de conteúdo para internet. Nas horas vagas, ministra cursos e oficinas de escrita criativa e é blogueirinha de literatura no Literama.

Comentários