Sobreviventes de desabamento fazem selfie e ligação sob escombros para familiares

Arquivo Pessoal/Reprodução + @lcoutinho/Twitter/Reprodução

Duas das oito vítimas resgatadas com vida, até o momento, dos escombros do Edifício Andréa, em Fortaleza (CE), avisaram aos seus familiares sobre seus respectivos estados de saúde através de uma ligação e de uma ‘selfie’. Os recados foram dados enquanto os jovens ainda estavam presos sob os destroços. Até a última atualização do Corpo de Bombeiros, 20 pessoas foram vítimas do desabamento ocorrido nesta terça-feira (15).

Segundo informações do colunista Guilherme Amado, da revista Época do grupo Globo, Paulo Sampaio Martins se emocionou quando recebeu uma chamada do filho. “Pai, estou vivo. Estou bem. Pode ficar calma”, disse David Sampaio Martins quando ainda estava soterrado. O rapaz, de 22 aos, estava se preparando para ir à faculdade quando foi surpreendido com a queda do prédio. Ele foi resgatado duas horas após ocorrido e teve apenas algumas escoriações.

Já o estudante de arquitetura, David Sampaio, enviou uma selfie aos familiares enquanto estava preso sob os escombros da construção desmoronada. O jovem morava no primeiro andar do edifício e foi a oitava pessoa ser resgatada. Segundo informações do G1, a imagem foi enviada a um grupo da família do estudante no WhatsApp.

@camilabia/Twitter/Reprodução

“Tinha visto a notícia do desabamento e vi que poderia ter sido o prédio dele [David Sampaio] porque logo reconheci, depois olhei o Google Maps pra ver se era mesmo o prédio. Logo depois ele entrou em contato com a gente pelo WhatsApp”, relata ao G1, Albertine Felipe, primo de David. Ainda segundo ele, o estudante teria afirmado que estava bem e que havia sofrido apenas ferimentos leves.

Até o momento da publicação desta matéria, os números atualizados do Corpo de Bombeiros são:

  • 20 vítimas do desabamento
  • 1 pessoa morreu
  • 9 vítimas foram resgatadas com vida
  • 10 vítimas desaparecidas (reclamadas pelas famílias)

Ainda com informações do G1, o edifício Andrea tinha mais de 40 anos, segundo o presidente do Crea no Ceará, Emanuel Maia Mota. Um dia antes do desabamento, foi registrado um documento de que o local passaria por reforma. Além disso, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil afirmou que não encontrou nenhum registro de atividades de arquitetura cadastrado no Sistema de Informação do Conselho para o endereço do prédio.

@johnitallo/Twitter/Reprodução

O prefeito da cidade de Fortaleza (CE), Roberto Cláudio (PDT), manifestou apoio aos familiares e vítimas do desabamento do Edifício Andrea e prometeu que a sociedade terá uma “resposta clara a respeito das responsabilidades de pessoas envolvidas no acidente”.

Equipes de resgate e a Defesa Civil trabalham no local com a ajuda de cães farejadores e drones, para a localização de pessoas soterradas. Onze ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem o deslocamento de vítimas para o Instituto Doutor José Frota, hospital que recebe as vítimas do acidente.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!