Voluntários vão construir casas em comunidade de Belo Horizonte

Reprodução/StreetView + Reprodução/Teto/Facebook

Cerca de 150 voluntários vão construir sete casas emergenciais na comunidade Terra Nossa, no Taquaril, na região Leste da capital, no próximo fim de semana. A ação é realizada pela organização social Teto, que viabiliza casas para pessoas em vulnerabilidade social. Este é o sexto mutirão do projeto para construir casas em BH.

As casas serão construídas em dois dias, no sábado (19) e domingo (20). Três das residências fazem parte do projeto “Casa de Família”, que é quando um grupo de amigos ou famílias se comprometem pela arrecadação do valor total da construção de uma moradia e participam ativamente de todo o processo construtivo.

Outras quatro casas serão construídas por meio de voluntariado corporativo, com apoio financeiro e operacional de empresas na construção, que é feita com a participação das famílias. As empresas Gerdau, WeWork e Indec (instituto do BDMG) vão participar desta edição junto com seus funcionários.

As casas emergenciais são construções feitas com madeira pelos voluntários do projeto em conjunto com os moradores, e vem sendo utilizado nas comunidades brasileiras desde 2006, quando a Teto iniciou suas atividades no país.   

“O direito básico à moradia é uma das muitas lutas encabeçadas pela Teto, que há mais de 20 anos atua na América Latina. Esse é o sexto mutirão que realizamos em Belo Horizonte, quinto no Taquaril”, diz Valter Manuel Gomes Neto, gestor de sede da Teto. 

Os voluntários da Teto também vêm atuando em outras frentes e projetos, melhorando a qualidade de vida dos moradores da comunidade. Entre elas, a construção de uma escada de concreto para acesso à comunidade, realizada em junho deste ano. O objetivo da obra foi criar uma infraestrutura que facilitasse a mobilidade dos moradores, principalmente na época de chuvas, assegurando mais dois direitos básicos: segurança e o direito de ir e vir.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!