BH pode ter chuvas no fim de semana e prefeitura prepara ação contra enchentes

Amanda Dias/BHAZ

Belo Horizonte e região metropolitana podem ter pancadas de chuva ao longo deste fim de semana. Segundo a previsão, a expectativa é de que as chuvas ocorram na noite deste sábado (19) e ao longo do domingo (20).

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, a chuva anuncia a chegada de uma frente fria que deve diminuir a temperatura da capital e melhorar a qualidade do ar. “É um refresco, pois o período chuvoso melhora a umidade do ar”, explica.

Ainda segundo o especialista, as chuvas neste período do ano são comuns. “Está começando a época das pancadas. Ainda não é possível dizer que haverá chuvas fortes, por enquanto serão chuvas moderadas”, conta.

Hoje o céu amanheceu claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 18° C, a máxima estimada é de 33°C e a umidade relativa mínima do ar gira em torno de 35%. Por conta disso, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa umidade.

Prevenção

Com a possível chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou ações de prevenções contra enchentes. Neste sábado, um treinamento preventivo foi realizado na avenida Tereza Cristina.

Segundo a PBH, a ação tem o objetivo de preparar equipes e voluntários para situações que envolvem risco de inundação. Um dos exercícios simulados foi o fechamento da via com a colocação de barreiras para evitar o tráfego de veículos.

Além disso, entre os dias 21 e 25, a prefeitura vai promover um plano de ação preventiva a alagamentos na avenida Vilarinho, em Venda Nova. No sábado, dia 21, às 8h30, as equipes envolvidas sairão da sede da Área Integrada de Segurança Pública, na avenida Vilarinho, 1551.

Entre as ações, já estão previstas ou em andamento a limpeza de bocas de lobo e de outras redes de drenagem pluvial, inclusive com a utilização do caminhão hidrojateador.

A intervenção também contempla a substituição de grelhas danificadas; autuação fiscal e remoção de resíduos descartados irregularmente ao longo de toda a avenida e vias adjacentes; revitalização de pontos limpos; limpeza de córregos e afluentes que deságuam no Vilarinho; retirada de faixas e cartazes irregulares; e ainda, apreensão e retirada de carcaças de veículos do passeio e em vias públicas.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!