Nota do Enem será aceita em 42 universidades de Portugal

Marcello Casal Jr/Agência Brasil + Valter Campanato/Agência Brasil

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aceitas para concorrer a uma vaga no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe), de Portugal.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmou acordo para uso das notas do exame na seleção de brasileiros em seus cursos de graduação. A instituição situada na cidade de Fafe, ao norte do país ibérico, é a 42ª da educação superior portuguesa a fazê-lo.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, destacou o avanço no acordo. “Esse tipo de convênio é uma forma de facilitar o acesso dos estudantes brasileiros às instituições internacionais”, afirmou. Lopes ressaltou, ainda, que o objetivo é estender o convênio para outros países. “Iniciamos as tratativas com a Embaixada da Espanha para que as instituições de ensino superior espanholas também aceitem o Enem como prova de acesso”.

Pelo Enem Portugal, como é conhecido o convênio, mais de 1,2 mil brasileiros já ingressaram em instituições portuguesas em cinco anos. Para Enrique Vásquez Justo, presidente do IESFafe, a instituição está preparada para receber os estudantes brasileiros. “Oferecemos curso de licenciatura e mestrado nas áreas de educação, tecnologia, gestão de empresa e turismo”, frisou.

Os cursos são pagos, mas é possível pleitear bolsas de estudo, de acordo com informações na página da instituição. Os participantes do Enem 2019, segundo o Inep, já poderão se beneficiar do novo acordo.

Seleção

Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. As instituições de ensino superior portuguesas signatárias de convênio são responsáveis pela comunicação oficial com os candidatos admitidos em seus cursos.

De acordo com o Inep, os convênios interinstitucionais não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira.

Em nota, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, diz que pretende estender os convênios também para a Espanha: “Iniciamos as tratativas com a Embaixada da Espanha para que as instituições de ensino superior espanholas também aceitem o Enem como prova de acesso”.

Do Ministério da Educaçao e Cultura (MEC) com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!