Bahia vai usar uniforme com manchas de óleo; população se mobiliza para limpar praias

Reprodução/Instagram + Reprdução/Twitter

As manchas de óleo que atingiram as praias do Nordeste brasileiro continuam gerando mobilização. Em protesto, o Esporte Clube Bahia entrará em campo, nesta segunda (21), com manchas de óleo no uniforme.

O uniforme será utilizado pelo Bahia na partida contra o Ceará que acontecerá amanhã, às 19h30, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

View this post on Instagram

??️

A post shared by Esporte Clube Bahia ??⚪️ (@ecbahia) on

Segundo a Marinha Brasileira, agora, o óleo está concentrado em Pernambuco. Nesse sábado (19), um grupo de mais de 550 pessoas retirou mais de 30 toneladas de óleo em sete praias de Pernambuco.

Em abril deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) extinguiu dois comitês do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água (PNC). A ação foi tomada por meio de decreto. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. Criado em 2013 pelo governo de Dilma Rousselff (PT), o PNC deveria ser utilizado em casos de emergência, como agora, com treinamento de pessoal e recursos. O segundo órgão extinto por Bolsonaro, o Comitê de Suporte, deveria manter e indicar recursos humanos para respostas a incidentes com óleo.

Com a limpeza de sábado já foram retirados do litoral pernambucano mais de 50 toneladas de óleo nos últimos sete dias. A população local está organizando mutirões para limpar as praias atingidas pelas manchas. O óleo já atingiu 201 localidades de 74 municípios no litoral do Nordeste desde o final de agosto.

Artistas também estão mobilizados nas redes sociais. Ao longo da semana, figuras famosas elogiaram as ações dos voluntários e lamentaram o desastre ambiental causado nas praias brasileiras.

View this post on Instagram

Rapaz mas é uma putaria muito grande um negócio desses.. 187 localidades do Nordeste, eu disse CENTO E OITENTA E SETE localidades atingidas por essa disgraça dessa merda desse carai desse óleo. A maior barreira de corais do mundo (no último vídeo) quase foi melada de óleo. A população que vive da pesca e do turismo fazendo de tudo pra limpar o lugar de onde vem o sustento. Tartaruga, golfinhos e peixes morrendo nessa bosta de óleo. Ninguém sabe de onde vem, ninguém sabe quem foi, ninguém sabe de nada, ninguém nunca sabe de porra nenhuma. Meus amigos que estão ajudando a limpar, muito obrigado e tomem cuidado que esse óleo é tóxico, se alguém das cidades puder disponibilizar luvas e botas pros voluntários eu vou ficar muito agradecido, até propaganda de graça eu faço, ninguém merece isso. O Nordeste sempre foi receptivo e carinhoso com todos, precisamos das praias limpas pra receber vocês.. Talvez esse óleo tenha que sair na torneira de alguém pra ser resolvido. Que disgraça.

A post shared by Whindersson Nunes (@whinderssonnunes) on

View this post on Instagram

É inacreditável. Não existe ação do governo federal para conter o óleo nas praias do Nordeste. . A grande mobilização vem do povo nordestino, das pessoas que se juntaram, arregaçaram as mangas e decidiram agir. . Os estados e municípios estão sozinhos, se desdobrando, se unindo aos voluntários para tentar conter os danos ambientais causados. . Enquanto isso, o Ministério do Meio Ambiente está mais preocupado em politizar a questão do que fazer alguma coisa. . É isso que o Nordeste representa para o governo Bolsonaro. Mas o povo nordestino me orgulha cada dia mais, pelas atitudes, pela força, pela resiliência. . #orgulhodesernordestino #meioambiente #preservacao #nordeste #praia #vazamento #oleo #vidamarinha #vazamentodeoleoNE

A post shared by Túlio Gadêlha (@tulio.gadelha) on

O óleo pode afetar os animais marinhos de diferentes maneiras – alguns podem ingerir a substância ou ter a locomoção comprometida pelo contato do óleo com a pele. De acordo com o Ibama até o momento, 35 animais foram conhecidamente afetados: 17 tartarugas marinhas que morreram, 11 vivas; duas aves com óbito e duas vivas; e um peixe morto.

Ainda segundo o Ibama, como medida preventiva, 2.190 filhotes de tartarugas marinhas foram capturadas preventivamente na Bahia e 624, em Sergipe. Esses animais ficarão em observação.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!