Nova era! BH ganha modernos caminhões de coleta seletiva que fazem tudo sozinho

Divulgação/SLU

Os moradores de Belo Horizonte terão de se acostumar com uma nova modalidade de coleta de lixo, a partir desta terça-feira (22). A prefeitura começou a implantar na capital a atuação de caminhões automatizados que não precisam de garis, como estamos acostumados a ver no dia a dia.

+ Vida Gari: A realidade invisível no sorriso de quem limpa BH

O próprio caminhão terá uma máquina acoplada que recolhe o material para o compactador, devolve o contêiner para o local e vai embora. Com isso, o novo sistema exige uma participação maior da população.

Caminhão recolhe o lixo sem ajuda de gari (Divulgação/SLU)

Os moradores deverão levar o lixo reciclável até os Pontos Verdes onde haverá dois espaços para depositar os resíduos: um exclusivo para vidro e outro para os demais recicláveis.

Segundo a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), os caminhões devem iniciar os trabalhos na próxima segunda (28), para que haja tempo hábil da população se adaptar o novo sistema e encher os contêineres.

A princípio, serão dois veículos automatizados responsáveis por coletar o lixo em 77 estações de recebimento de lixo reciclável, espalhados pelas nove regionais de Belo Horizonte. Confira onde estão as estações de recebimento clicando aqui.

A SLU alega que o número de veículos é suficiente para atender aos pontos de coleta, já que o serviço feito pelo sistema do caminhão é mais rápido.

Pontos Verdes serão instalados em todas as regionais. (Divulgação/SLU)

Além disso, os atuais Locais de Entrega Voluntária serão substituídos pelos Pontos Verdes, que são contêineres específicos para o funcionamento do sistema automatizado.

A expectativa é de que, até o final do ano que vem, o serviço seja ampliado com a instalação de 200 Pontos Verdes, aumentando em mais de três vezes o número atual de Locais de Entrega Voluntária presentes na cidade.

Plano Municipal

A mudança faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte, criado em 2017. O plano prevê uma série de ações e estratégias para, até 2036, mudar a concepção da coleta de resíduos na capital mineira, especialmente em relação à coleta seletiva.

Atualmente, apenas 15% da população de BH – ou 36 bairros – é contemplada no recolhimento desse lixo selecionado, feito apenas da forma tradicional, chamada porta a porta – os garis passando pegando o lixo depositados nas calçadas.

O plano prevê que, até 2036, 100% da população seja contemplada pela coleta seletiva. O índice do porta a porta, feito por garis, vai até diminuir, para 10%. Mas isso justamente porque a SLU quer, aos poucos, reeducar BH.

Os outros 90% dos belo-horizontinos serão contemplados por esse caminhão moderno, que consegue fazer as tarefas sozinho. O veículo não recolherá na porta de todas as residências, mas em pontos específicos onde a população deverá levar os lixos.

São dois tipos de coleta: “Ponto a ponto conteneirizada mecanizada” e “Ponto a ponto binária conteneirizada automatizada”. A única diferença, segundo a SLU, é que, no segundo tipo, há uma diferenciação entre contêineres de material reciclável (lixo seco) e de lixo domiciliar (lixo molhado).

Um dos desafios do plano é mudar a impactante estatística de 2018: BH produziu 689,2 mil toneladas de lixo por dia, das quais apenas 6,2 mil toneladas foram encaminhadas à coleta seletiva. A meta é sair desse 0,9% registrado no ano passado para 11,3% em 2036.

Confira mais informações na matéria especial do BHAZ sobre o lixo produzido na capital e a atuação dos garis.

+ Vida Gari: A realidade invisível no sorriso de quem limpa BH

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!