Confusão entre Bolsonaro e PSL pode causar debandada na ALMG

José Dias/PR + Daniel Protzner/ALMG

A confusão a nível nacional entre o presidente Jair Bolsonaro e o PSL (Partido Social Liberal), sigla que abrigou sua candidatura ao Planalto, pode causar uma debandada na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e uma reconfiguração nos blocos da Casa. Caso Bolsonaro decida sair do partido, parte da bancada no Estado pode acompanhar o movimento.

O imbróglio entre Bolsonaro e o PSL começou há duas semanas, quando o presidente apareceu em um vídeo pedindo para que um apoiador esquecesse a sigla. Na filmagem, o chefe do executivo disse ainda que o presidente do partido, Luciano Bivar, estaria “queimado”.

A confusão esquentou, ainda mais, quando Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, assumiu a liderança do partido na Câmara no lugar do deputado Delegado Waldir (PSL-GO).

O BHAZ entrou em contato com os seis deputados que compõem a bancada do PSL na Assembleia de Minas e questionou sobre como os conflitos no diretório nacional podem impactar na Casa Legislativa mineira.

Dos deputados mineiros ouvidos, dois afirmaram que seguirão o presidente Jair Bolsonaro, caso o mandatário decida trocar de partido. Fato que pode reconfigurar a disposição dos blocos da Assembleia.

Atualmente, a ALMG é formada por quatro blocos parlamentares: dois independentes, um governista e um de oposição. O PSL está alinhado ao bloco “Liberdade e Progresso”, que é independente.

Caso Bolsonaro troque de partido, e os deputados de Minas também decidam mudar, o bloco pode perder força. Contudo, o líder do bloco, o deputado Cássio Soares (PSD), afirma que não há essa expectativa.

“O retorno que tenho é de que os deputados do PSL, caso troquem de partido gostariam de ir para um partido de dentro do bloco. Essa mudança é natural e faz parte da dinâmica do parlamento. Estou satisfeito e feliz com desempenho e parceria com os deputados do bloco e acho que o inverso é verdadeiro. Tenho sentimento de que querem ficar”, diz Cássio.

Confira o que dizem os deputados do PSL:

Bruno Engler

Willian Dias/ALMG

Segundo o deputado Bruno Engler, a confusão no partido está sendo causada por “oportunistas”. “Infelizmente estão aparecendo oportunistas que surfaram na onda do Bolsonaro na época das eleições e, agora, estão o traindo. Eu apoio o Eduardo como líder e acho lamentável deputados do PSL se voltarem contra o governo”, disse Bruno.

Engler afirma ainda que se manterá ao lado do presidente. “Se ele sair (do PSL), eu vou mudar junto com ele, assim que for legalmente possível. Claro que vamos analisar a situação, mas vou me manter alinhado”.

Questionado se estaria disposto a mudar de bloco na ALMG com essa mudança, o deputado disse que sim. “Se precisar mudar de bloco eu vou mudar. Se essa for a consequência, vou aceitar”, afirma.

Coronel Sandro

Flavia Bernardo/ALMG

O deputado Coronel Sandro disse que não tem problemas com o partido, mas que também acompanhará o presidente. “Eu defendo o partido pois é essencial para que eu possa realizar minhas atividades políticas e partidárias. Estou no PSL e o defendo. Mas, sou bolsonarista e, aonde o presidente for, eu irei. Também torço para que se resolvam e que o presidente continue na sigla”, afirma.

O deputado é um dos cotados do PSL à disputa da Prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem. Questionado se isso afetaria seus planos, Sandro desconversou, mas se permaneceu à disposição para a disputa.

“Isso tudo ainda é especulação. O presidente Bolsonaro disse que não apoia nenhum candidato às prefeituras e que, caso apoie, será alguém alinhado com suas ideias. Pos enquanto, tudo ainda é inverdade. Mas, eu estarei à disposição do presidente e do partido se eles julgarem e acharem que sou um candidato adequado à PBH. Mas, é importante deixar claro que não me lancei à disputa”, afirma.

Delegada Sheila

Ricardo Barbosa/ALMG

Em nota, a deputada Delegada Sheila disse que as informações ainda estão desencontradas e, por isso, não gostaria de comentar o assunto. Confira a nota na íntegra:

“Por não fazer parte da executiva do Partido e pelo fato das informações estarem ainda muito desencontradas, a Deputada prefere não emitir opinião sobre o assunto.

Pelo fato de não estar em Brasília, as informações que chegam até nós são baseadas em matérias jornalísticas e redes sociais. Por isso até a temperança e cautela antes de se posicionar a respeito”.

Coronel Henrique

Willian Dias/ALMG

O parlamentar também respondeu por nota, onde alega lealdade ao presidente. “O meu posicionamento é de apoio incondicional ao Presidente da República, como chefe do executivo, como liderança do governo federal e como liderança do meu partido”, diz o texto na íntegra. Quanto à mudança de partido, o deputado disse que “não pode responder sobre situações que não aconteceram”.

Delegado Heli Grilo

Daniel Protzner/ALMG

O BHAZ tentou contato com o líder da bancada do PSL na ALMG, o deputado Heli Grilo. Contudo, a assessoria de imprensa disse que o parlamentar está incomunicável, pois passou por um procedimento cirúrgico.

Ele está afastado da Casa desde o dia 10 de outubro e passou por uma cirurgia cardíaca. O deputado está em Uberaba e deve retomar sua rotina parlamentar no mês que vem.

Professor Irineu

Ricardo Barbosa/ALMG

Procurado, o deputado não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!