Medalhista paralímpica recorre a eutanasia ‘para não sofrer mais’

Reprodução/Instagram

A medalhista paralímpica Marieke Vervoort morreu aos 40 anos, nessa terça-feira (22), depois de passar por um processo de eutanásia na Suécia, onde o procedimento é legal desde 2012. Nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a belga ganhou duas medalhas em provas de atletismo disputadas em cadeira de rodas. Ela recorreu à morte assistida por conta de uma doença muscular degenerativa e irreversível, a tetraplegia progressiva.

De acordo com o The Sun, Vervoort foi diagnosticada com a condição ainda aos 14 anos e foi perdendo os movimentos do corpo gradativamente. Ela estudava a possibilidade de passar pela eutanásia desde 2008, quando percebeu que as dores provocadas pela doença estava ficando piores.

Ver essa foto no Instagram

Thanks Koen Wauters for your nice visit in the hospital!

Uma publicação compartilhada por Marieke Vervoort (@wielemie.marieke.vervoort) em

“Quando chegar o momento em que tiver mais dias ruins do que bons, tenho meus documentos de eutanásia, mas o tempo ainda não está lá”, disse Vervoort quando questionada a respeito do procedimento. Em 2017, no entanto, ela afirmou que as dores estavam se tornando insuportáveis.

Na última postagem que fez no Instagram, Vervoort escreveu: “Não se pode esquecer as boas lembranças”. Nos comentários, internautas de diferentes partes do mundo desejam que ela descanse em paz e deixam mensagens positivas e de força. Veja o post abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Can’t forget the good memories!

Uma publicação compartilhada por Marieke Vervoort (@wielemie.marieke.vervoort) em

Nas primeiras horas desta quarta-feira, personalidades do esporte e até mesmo a Família Real da Bélgica se manifestaram por conta da morte de Vervoort. “Marieke Vervoort trouxe à tona o esporte para deficientes, graças as duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres, com as grandes atuações esportivas e a coragem diante da doença”, afirmou Marc Vergauwen, secretário-geral do Comitê Paralímpico Belga. Já a família real disse estar “profundamente triste” e aproveitou para expressar apoio aos familiares e amigos da atleta.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!