Google muda definição polêmica de professora: ‘Não é atual o bastante’

Reprodução/Google = Amanda Dias/BHAZ

Como mostramos aqui na última terça-feira (22), o Google oferecia uma resposta controversa para quem procurasse a definição da palavra “professora” no serviço de busca do site. Até essa quarta-feira (23), entre os resultados fornecidos, a empresa indicava a professora como “prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual”. O assunto gerou polêmica nas redes sociais e a companhia resolveu alterar a definição.

Reprodução/Google

De agora em diante, quem buscar pela definição vai encontrar apenas “mulher que ensina ou exerce o professorado”. Em nota (leia na íntegra abaixo), a empresa afirmou que não edita nem remove as definições fornecidas pelos dicionários com os quais tem parceria. No entanto, nesse caso específico, a Oxford University Press, departamento da Universidade de Oxford que trabalha com editores de dicionários no Brasil, determinou que a definição está em desuso e não é atual o bastante. Nas redes sociais, a mudança foi bem recebida.

Reprodução/Google

Nota do Google na íntegra:

“Nossa missão é tornar as informações acessíveis e úteis para todos. Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. Em relação à palavra ‘professora’, a Oxford University Press, nossa parceira que trabalha com tradicionais editores de dicionário no Brasil, determinou que a segunda definição está em desuso e não é atual o bastante para ser incluída. A Oxford University Press removeu a definição e essa mudança está refletida nos resultados de dicionário exibidos na Busca para ‘professora’.”

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!