Confira como o Ka Freestyle 1.0 se saiu em nossa avaliação


Avaliamos a versão aventureira do compacto com motor 1.0 de três cilindros (existe também a opção com motor 1.5), que tem câmbio manual de cinco marchas, suspensão elevada e equipamentos interessante para esse segmento, como controles de tração e estabilidade com função anti-capotagem, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e assistente de partida em rampa. O motor 1.0 tem consumo razoável e dá conta do recado, mas é preciso manter os giros em alta para se conseguir extrair um bom fôlego.   

Depois que a versão Freestyle com motor 1.5 chegou a representar 10% das vendas da linha, a Ford resolveu criar a opção também com motor 1.0. A “roupagem” aventureira é a mesma e inclui grade dianteira cinza do tipo colmeia, faróis com máscara negra, aplique inferior em prata nos para-choques e moldura em preto fosco no contorno da carroceria. A suspensão foi elevada e, segundo a Ford, ganhou reforços para encarar “aventuras urbanas”.

Marrom e preto

Por dentro, o pacote também é o mesmo, misturando esportividade (teto preto e bancos revestidos em couro e tecido) com alguns toques de elegância (painel marrom escuro, acabamento em black piano no volante, painel central e pomo da alavanca de marchas). A qualidade do acabamento é boa para o segmento. A central multimídia SYNC 2.5 tem tela flutuante de sete polegadas de boa visualização e é fácil de operar, sendo compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Apesar da medida de entre-eixos de apenas 2,49m, o Ka Freestyle acomoda com certo conforto quatro adultos. Com apenas 257 litros de capacidade, o porta-malas não é um dos melhores do segmento, mas o rebatimento do banco traseiro (60/40) ajuda quando é necessário levar objetos maiores. Há também o rack de teto que, com alguns acessórios originais, pode levar uma carga de 50 quilos. Os bancos são confortáveis e a posição de dirigir é boa, mas falta regulagem de distância da coluna de direção, que seria bem-vinda.

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Anticapotamento

Na lista de equipamentos de conforto e segurança, destaque para os controles de estabilidade e tração, o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, o sistema de proteção anticapotamento (ARP), o assistente de partida em rampa e o sensor de estacionamento traseiro com mostrador gráfico. A direção elétrica está bem calibrada e, aliada ao reduzido diâmetro de giro, ajuda bem nas manobras e tem bom “peso” nas altas velocidades. O volante também tem boa pega e abriga os comandos do som.

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O motor 1.0 de três cilindros acompanha bem o ritmo de aventura urbana, mas é preciso manter os giros em alta para uma boa performance e isso traz um certo desconforto sonoro. Mas o Kazinho aventureiro vai bem nas acelerações e retomadas. O consumo não é dos melhores entre os 1.0, mas é razoável (com etanol, apenas o motorista e ar desligado, as médias de consumo do computador ficaram próximas de 12km/l). Devido ao centro de gravidade mais elevado, a suspensão foi recalibrada, mas conseguiu manter um bom compromisso entre conforto e estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino    

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 997,35cm³ de cilindrada, flex, 12V, que gera potências de 80cv (gasolina) a 6.300rpm e de 85cv (etanol) a 6.500rpm e torques de 10,2kgfm (gasolina) a 3.500rpm e de 10,7 (etanol) a 4.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 3,95m; largura, 1,69m; altura, 1,57m; e entre-eixos, 2,49m

Freios – A disco na dianteira e a tambor na traseira

Pneus e rodas – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15

Porta-malas – 257 litros

Tanque – 51,6 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.081 quilos

Principais equipamentos de série – Abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista e da coluna de direção, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido 60/40, bancos com revestimento premium e tecido, computador de bordo, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, entrada USB, espelhos retrovisores elétricos com indicador de direção, faróis de neblina, faróis dianteiros escurecidos, Ford Easy-Start, indicador de troca de marcha no painel, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, rack de teto funcional (capacidade de 50 kg), rodas de liga de 15 polegadas, sensor de estacionamento, sistema de proteção anticapotamento (ARP), suspensão elevada e SYNC 2.5® com tela flutuante.

Preço – R$ 56.690. Com pintura perolizada, R$ 58.040.



Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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