Novo presidente da Argentina pede ‘Lula Livre’ e Bolsonaro rebate: ‘Já disse a que veio’

Televisión Pública Noticias/Reprodução + José Cruz/Agência Brasil

O novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, discursou em comemoração ao resultado das eleições, nesse domingo (27), e, entre as falas emocionadas, pediu que o ex-presidente Lula seja libertado da prisão. O discurso não agradou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) que disse que não irá parabenizá-lo pela vitória.

Fernández e sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner, venceram as eleições em primeiro turno. Com 97,4% das urnas apuradas a chapa da oposição tinha 48,02% dos votos, enquanto Mauricio Macri, atual presidente, 40,46%.

Na Argentina, para vencer as eleições no primeiro turno, é necessário obter 45% dos votos ou 40% e dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado.

No discurso de comemoração, Fernández agradeceu os apoiadores e em determinado pediu a liberdade do líder petista: “Libertem Lula. Lula Livre”, disse sendo aplaudido e acompanhado pelos presentes. O presidente eleito ainda disse que, nesta segunda-feira (28). vai se encontrar com Mauricio Macri para iniciar o processo de transição.

“Disse a que veio”

A chapa “Frente de Todos” não recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro e, perguntado sobre o resultado da eleição no país vizinho, ele disse lamentar a decisão do povo argentino: “Lamento. Eu não tenho bola de cristal, mas acho que a Argentina escolheu mal. O primeiro ato foi ‘Lula livre’ dizendo que ele está preso injustamente. Já disse a que veio, sem contar do pessoal de esquerda do Brasil que esta lá”.

Bolsonaro ainda afirmou que não pretende parabenizar Fernández pela vitória, mas que irá esperar para ver “qual é a posição real dele na política”. “Não pretendo parabenizá-lo. Ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo e vamos ver qual linha que ele vai adotar”, disse ao deixar os Emirados Árabes.

O discurso completo de Alberto Fernández pode ser visto na íntegra no vídeo abaixo:

Com informações da Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!