Olho no céu e nos vidros! Granizo já atinge BH e ‘chuva de gelo’ pode se intensificar na próxima hora

FOTO ILUSTRATIVA (Amanda Dias/BHAZ + WhatsApp/Reprodução)

Tome cuidado e proteja seus carros e vidros! A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de possibilidade de chuva de granizo na capital durante a tarde desta segunda-feira (28). A publicação do órgão destaca que o fenômeno poderá ser registrado até 15h35 – já há registro de granizo na região Nordeste de BH.

+ Idoso sob escombros, alagamentos e destruição: BH ‘vem abaixo’ com vento de furacão

Ainda nesta amanhã, a Defesa Civil já havia indicado que o dia seria de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas ocasionais à tarde.

A temperatura mínima foi de 18°C, a máxima estimada é de 32°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 40% à tarde. “Possibilidade de pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h até às 23h desta segunda-feira”, avisou a comunicação da Defesa Civil.

Se ligue nos cuidados! ⠀

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Período chuvoso

Os últimos dias foram de chuva intensa em Belo Horizonte e todo o Estado de Minas Gerais. Na capital mineira, no último sábado (26), uma tempestade acompanhada de rajadas de vento com força acima de furacão causou estragos por toda a cidade: alagamentos, estruturas de residências – como janelas – destruídas, imóveis destelhados e acidentes.

Um idoso ficou ferido após um muro de arrimo cair sobre ele no Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte. Já no acesso rural da estrada para Casa Branca, no Parque Rola Moça, em Nova Lima, uma mulher de 30 anos precisou ser socorrida pelo helicóptero dos bombeiros após cair, com o carro, em uma ribanceira.

Na última sexta (25), as pedrinhas de gelo atingiram BH. Foi registrado esse tipo de chuva nos bairro Camargos, região Noroeste de BH, e Eldorado, em Contagem. Já na Zona da Mata, a água caiu intensamente em diversas cidades – em algumas ocasiões, acompanhada de granizo. Parte da cidade de Santos Dumont ficou coberta com as pedrinhas de gelo, enquanto Ubá e Viçosa foram fortemente castigadas – o MEC (Ministério da Educação) anunciou a liberação de R$ 5 milhões para reconstruir a UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Mortes

Segundo a Defesa Civil estadual, desde o início do período chuvoso, neste mês, foram registradas duas mortes em decorrência das chuvas: na última terça-feira (22), em Januária, no Norte de Minas, por descarga elétrica; e na quinta-feira (24) em Santa Rita do Sapucaí após uma queda de árvore (leia mais aqui).

Um homem morreu na última sexta (25), em Viçosa, após se afogar em um córrego durante temporal. A Defesa Civil ainda não contabilizou esse óbito como em decorrência da chuva.

+ Mulher morre durante chuva de granizo em MG e imagens do temporal impressionam

Duas cidades – Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas) e Itabirito (Central) – decretaram situação de emergência por causa da chuva até o último boletim do órgão, divulgado no início do dia. Já em decorrência da seca, são 142 municípios que decretaram emergência neste ano.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!