Atriz com câncer descobre doador 100% compatível e se emociona com revelação

Duda Riedel/Instagram/Reprodução

Diagnosticada com leucemia em maio deste ano, a atriz Duda Riedel de 24 anos fez um chá revelação um tanto quanto diferente. A brincadeira teve como objetivo descobrir quem seria o responsável pela doação de medula para a artista. Para surpresa de Duda, ela conseguiu uma pessoa 100% compatível para o transplante. A boa notícia foi divulgada nessa quarta-feira (30), quando ocorreu uma comemoração em Fortaleza, no Ceará.

O chá revelação tradicional é realizado para descobrir o gênero de um bebê, quando uma mulher está grávida. Para Duda, o chá teve um significado diferente. Dentro do balão poderia estar o nome das irmãs dela, Sarah e Natty, ou de um doador do banco de medula. O doador acabou sendo o mais compatível e foi o escolhido para a missão.

Ao BHAZ, Duda conta que as pessoas mais próximas da família fizeram exames para descobrir se seriam possíveis doadores. “Meus pais e todas as minhas irmãs fizeram o exame, constou que duas delas eram as com mais chances de serem compatíveis. Com isso, continuaram fazendo os exames com as minhas irmãs. A minha felicidade foi imensa quando vi que era o doador do banco, tive a certeza que seria ainda mais compatível”, disse.

A atriz explica que o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) só permite que você conheça o doador após dois anos. “Por uma questão de ética mesmo. Eu não sei quem ele é, e ele não sabe quem eu sou. A única coisa que eu sei é que a pessoa, também não sei se é homem ou mulher, é de fora do Brasil”, relata.

O momento foi único. “É indescritível, é uma sensação que só quem passa sabe. Queria muito que fosse doador do banco para mostrar para as pessoas que é possível. Sei das pessoas que me seguem, sei da importância de mostrar minha luta. Acho que Deus escreve certo demais, melhor autor, fez tudo da melhor maneira”, continua.

A data do transplante está cada vez mais próxima. “Eu viajo para realizar meu transplante em São Paulo semana que vem. Me interno, continuo com as sessões de quimioterapia, que são necessárias antes de receber a medula. Depois do transplante, tem o período de adaptação, que é muito importante”.

Em uma postagem no Instagram, é possível ver que a atriz transborda alegria e gratidão. “Alguém que nunca me viu, não me conhece e se quer sabe o que tenho enfrentado me disse sim. Alguém de outra parte do mundo resolveu me fazer sonhar novamente”, diz no trecho de um vídeo. Nas imagens, ela ainda comemora, grita, pula e chora de emoção.

A atriz continua e explica que os dois são 100% compatíveis. “Ele não deve nem imaginar, mas se tornou minha pessoa preferida do mundo. Eu já o amo como se fosse parte de mim. Ele me deu a luz. Me deu a oportunidade de renascer”, desabafa.

Duda lembra que a chance da compatibilidade ser total é de uma em 100 mil. “Eu nunca deixei de ter fé e meu anjo apareceu. Obrigada meu gêmeo de medula, um dia vou te abraçar tão forte que não vou mais te largar. Nos encontraremos daqui um tempo. Vou te procurar, olhar no seu olho e dizer: muito obrigada”, continua.

Como doar?

No fim de sua postagem, a atriz ainda faz um pedido. “Doem sangue, doem órgãos, doem medula, doem vida! Se doem!!! Isso muda a vida. Obrigada Redome por existir, obrigada Hemoce por terem buscado esse doador no mundo inteiro, obrigada meu Deus, obrigada minha Santinha Dulce”, completa.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

  • Ter entre 18 e 55 anos de idade;
  • Estar em bom estado de saúde;
  • Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue;
  • Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune.

O cadastro pode ser feito no hemocentro da sua cidade e é necessário apenas documento de identidade, fazer um cadastro pessoal e coletar 5 ml de sangue.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!