Pedacinho do Japão em BH: Mega festival com gastronomia e cultura oriental tem data definida

Festival do Japão em Minas/Divulgação + Imagem ilustrativa (Banco de Imagens/Envato)

O “Festival do Japão em Minas” é um evento que tem o objetivo de preservar, divulgar e fomentar a cultura japonesa em Minas Gerais. A programação remete à diversidade cultural envolvendo apresentações de músicas instrumentais, danças típicas, exposições, oficinas de arte e gastronomia. O festival acontece entre os dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março de 2020, nos saguões do Expominas, no bairro da Gameleira, na Zona Oeste de Belo Horizonte.

Que tal conhecer um pedacinho do Japão em BH? Como nos anos anteriores, a proposta segue sendo divulgar as riquezas, belezas e diversidades da cultura nipônica integrada à cultura mineira.

O objetivo principal da festa é proporcionar oportunidades de negócios para expositores e participantes, e assim ampliar os laços sociais e econômicos entre o Estado de Minas Gerais e o Japão. O evento quer servir como o canal que une perfeitamente as tradições milenares nipônicas com as manifestações culturais mineiras.

O festival será montado em uma estrutura de 20 mil m², que abrigará o palco principal com inúmeras apresentações culturais de danças, músicas e concursos, além das áreas institucionais, empresariais e comerciais.

Haverá também espaço dedicado a expositores de produtos artesanais e típicos, demonstrações e degustações de lançamentos de produtos para o mercado mineiro, áreas de games, artes marciais, experimentação de baseball, espaço kids.

O local também contará com de área de saúde, espaço da cultura pop, e áreas tradicionais como a Cerimônia do Chá, Ikebana, Hinamatsuri, Campeonatos de Hashi, Jan-Ken-Po, Kendama, oficinas gratuitas, gastronomia japonesa e mineira entre outras atividades e muitas novidades.

Nesta edição, o festival ainda trará a Exposição UKIYO-Ê (Mundo Flutuante) – Uma viagem no tempo do EDO, Seculo XVIII, com gravuras em xilogravura Ukiyo-ê e fotografias da Tóquio atual.

A gravura japonesa Ukiyoe é pintada a mão, uma manifestação artisitca autentica do povo comum da cidade do EDO, conhecida hoje como Tóquio. E a Exposição Sensu e Uchiwa: os tradicionais leques japoneses, seu simbolismo, suas variações, estilos, cores e diferenças que tem permeado a cultura japonesa ao longo de sua história, a partir do século XVI.

Segundo os organizadores, o evento tem a responsabilidade social como um pilar, promovendo também a acessibilidade e a democratização do acesso por meio de ingressos a preços populares, cortesias para escolas públicas municipais, intérprete de libras e programação em braille no evento, doações de mudas e diversas outras ações.

Festival do Japão em Minas

Quando? 28 e 29 de fevereiro e 1º de março de 2020

Onde? Expominas (avenida Amazonas, 6200 – Belo Horizonte)

Ingressos? R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!