Home Guia Bhaz Natal Iluminado! Tiradentes lança decoração e atrações especiais para iluminar fim de ano em Minas

Natal Iluminado! Tiradentes lança decoração e atrações especiais para iluminar fim de ano em Minas

Por Débora Anunciação

O BHAZ viajou a Tiradentes a convite da prefeitura da cidade

O Natal já chegou em Tiradentes! O Natal Iluminado, evento que estreou na última sexta-feira (1º) na cidade histórica, a cerca de 190 km da capital mineira, tem encantado moradores e turistas com iluminações natalinas, cantatas e concertos, além de apresentações de circo e teatro na principal praça da cidade, o Largo das Forras.

Débora Anunciação/BHAZ

Quem passar pelo município ao longo dos finais de semana e feriados até 25 de dezembro também poderá desfrutar de cardápios especiais nos restaurantes e assistir projeções animadas na fachada da Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza.

Débora Anunciação/BHAZ

A iniciativa é de um grupo de empresários locais – o coletivo Tiradentes Mais – com apoio da Prefeitura de Tiradentes, da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Turismo. 

Débora Anunciação/BHAZ

“Natal sem música não é Natal”, comenta o empresário Luiz Cesar Costa, um dos idealizadores do evento. Pensando nisso, clássicos natalinos, shows de blues e  jazz, entre outros ritmos, serão frequentes no Centro da cidade durante toda a programação. “Nosso objetivo é fazer nevar em Tiradentes”, adianta.

Débora Anunciação/BHAZ

Luiz Cesar, que também é idealizador do Trem Bier, explica que o objetivo é movimentar o comércio e o turismo de Tiradentes em períodos de baixa temporada, como novembro e dezembro. “Queremos que a pessoa venha para curtir a cidade, mas também para fazer compras e conhecer a gastronomia”, diz. 

Débora Anunciação/BHAZ

De acordo com o empresário, o projeto foi inspirado na tradicional iluminação de Gramado, no Rio Grande do Sul, e também em filmes hollywoodianos. Apesar de beber na fonte de grandes eventos, ele garante, que a ideia não é “fazer um Natal copiado” e sim “dar uma cara mineira ao ‘negócio’”.

A previsão é que a árvore de Natal seja montada em até duas semanas, e o presépio no dia 8 de dezembro. Segundo Luiz, o Natal Iluminado é ideal para uma visitação em família. 

Onde ficar? 

Administrada pelos proprietários Nilzio e Vanda Barbosa, a pousada Pouso das Gerais integra um projeto arquitetônico com as características marcantes do Barroco Mineiro.

Débora Anunciação/BHAZ

A pousada está localizada a poucos metros do Largo das Forras. A natureza ao redor do imóvel garante aos hóspedes momentos de muita tranquilidade e silêncio mesmo no centro da cidade.

Débora Anunciação/BHAZ

As acomodações são equipadas com ar-condicionado, TV, frigobar, banheiro privativo, ventilador, Wi-Fi, ducha, telefone, varanda, roupas de cama e travesseiros. 

Débora Anunciação/BHAZ

A pousada também possui piscina, sauna, salão de jogos, sala de estar, sala de TV, sala com lareira e estacionamento.

Débora Anunciação/BHAZ

Conhecendo Tiradentes

Durante o dia, que tal participar de um passeio guiado para aprender um pouco mais sobre a história da cidade? A Estrada Real Agência de Turismo oferece o roteiro dos Becos de Tiradentes, ideal para quem quer conhecer os caminhos que eram utilizados pelos escravos, como becos e bosques.

Débora Anunciação/BHAZ

O tour também passa pelos pontos tradicionais da cidade, e aborda todo o contexto histórico da Inconfidência Mineira,  desde as influências externas, como a Revolução Francesa, até a vida e morte de Tiradentes. 

Débora Anunciação/BHAZ

Você sabe de onde vieram dizeres populares como “santo do pau oco”, “enfezado”, “feito pelas coxas” e “quinto dos infernos” ? Essas e outras gírias e curiosidades também são abordadas durante o passeio que possui 2h de duração.

Débora Anunciação/BHAZ

Para os mais animados, a trilha pela Serra de São José é a pedida ideal para os dias de muito calor. O percurso dura cerca de 1h e ao fim você é recompensado com a vista das belezas naturais da Cachoeira do Mangue.

E não dá para visitar Tiradentes sem provar os queijos da Ouro Canastra Q’jaria. No local você encontra queijos para todos os paladares, o que inclui aqueles que preferem um queijo de cabra.

Débora Anunciação/BHAZ

#NatalTiradentes

#nataliluminadoTiradentes

#praçaemmovimento #tiradentesmais

#Nataliluminado

Onde comer?

Barouk Chopp Beer Cafe: @baroukchoperia

Jane’s Apple Factory: @janesapplefactory

Emporio Santo Antonio: @emporiosantoantonio

Restaurante Bar do Celso: facebook.com/RestauranteBardoCelso

Sapore D’iTália: facebook.com/Ristorante-Sapore-Ditalia

Ouro Canastra Q’jaria: @ouro_canastra

Serviços

Pousada Pouso das Gerais

Informações: www.pousodasgerais.com.br

Instagram: @pousodasgerais

Becos de Tiradentes

Informações: becosdetiradentes.com.br

Tiradentes Mais

Informações: tiradentesmais.com.br

Instagram: @tiradentesmais

Comentários