Garoto usa tablet de loja para fazer trabalho escolar e flagrante desperta corrente de solidariedade

@luiz0585/Instagram/Reprodução

Uma cena protagonizada por um garoto de apenas 10 anos tem mobilizado uma corrente de solidariedade desde sexta-feira (8). O estudante Guilherme Henrique Santos foi flagrado na loja Samsung do Shopping Recife, localizado na Zona Sul da capital pernambucana, usando um tablet que faz parte do mostruário do estabelecimento. O motivo que levou o menino ao local chamou a atenção: ele recorreu ao aparelho para fazer uma pesquisa escolar. Uma pessoa que estava no centro de compras gravou a cena e compartilhou nas redes sociais.

Nas imagens, o estudante da Escola Municipal Abílio Gomes aparece com uma mochila nas costas e escreve em um caderno posicionado bem ao lado do tablet. O homem que grava a cena, identificado como Luiz Carlos Rodrigues, diz que o menino está no local fazendo um trabalho de geografia, porque não tem acesso à internet ou computador em casa.

O vídeo postado pelo autor do flagrante já possui mais de 213 mil visualizações em 24 horas. A reportagem do BHAZ conseguiu localizar e conversar com a irmã do garoto, Ayla Santos. Ela conta que a família ficou surpresa com a atitude do estudante.

“Ele foi depois da escola, não avisou ninguém. Por não ter acesso à internet, nem ter um computador em casa, ele pensou em ir na loja. Mas ninguém sabia de nada. Ele falou que chegou lá, pediu um dos vendedores e, como a loja estava vazia, o moço deixou ele fazer o trabalho. A gente ficou sabendo ontem, quando o vídeo começou a circular na internet e vieram me perguntar se era meu irmão”, disse Ayla.

Ayla conta que Guilherme não percebeu que estava sendo gravado. “A gente assustou, porque ele nunca foi de amar estudar (risos). Minha mãe até brincou com ele dizendo: ‘É Guilherme, isso porque eu brigava com você pra estudar’. Ele não tinha visto que alguém tinha o gravado, então ontem quando contei, ele ficou ficou muito surpreso e feliz”, afirmou ao BHAZ.

Viralizou!

O vídeo comoveu milhares de pessoas nas redes sociais, entre elas artistas. A rede de solidariedade fez com que a equipe da Samsung tomasse conhecimento do caso e representantes da marca entraram em contato com a família do jovem. Ainda no início da tarde deste sábado (9), Guilherme e sua mãe foram convidados a ir até a loja de eletrônicos do Shopping Recife.

@raozesparaacreditar/Instagram/Reprodução

“O vendedor que autorizou ele a usar o tablet, mandou um recado para um pessoal aqui da comunidade pedindo minha mãe e meu irmão para irem lá. Eles foram hoje, por volta das 12h, e eu ainda não conversei com eles depois disso. Mas espero que tenha sido bom, o Guilherme estava muito empolgado”, disse Ayla.

A jovem conta ainda que muitas pessoas estão entrando em contato para ajudar e está respondendo todos aos poucos. “Hoje de manhã mesmo um cara, chamado Rogério, entrou em contato comigo pedindo meu endereço e falando que queria ajudar. Conversou com o próprio Guilherme, perguntou o que ele gostaria de ganhar, um notebook ou um tablet, e meu irmão escolheu o tablet. Ele então fez a compra pela internet e ainda comprou um roteador pra ele poder acessar à internet”, relatou.

“A gente está muito feliz por ver tanta gente querendo ajudar. Se eu estou feliz e surpresa, imagina meu irmão. Agradeço todo mundo pelas mensagens e por oferecer tanto auxílio”, agradece Ayla.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!