‘Que calor!’: BH tem 35ºC e umidade de 20%; saiba por que esta primavera está mais quente

Moisés Santos/BHAZ

A estação é a primavera, mas o calor é bem parecido com o do verão. Os dias têm sido de altas temperaturas em Belo Horizonte e, como reflexo disso, quem passa pela cidade precisa lidar com a baixa umidade do ar e, em alguns casos, com problemas de saúde, que vão de dores de cabeça até dificuldade para respirar.

Nesta segunda-feira (11), os termômetros chegarão aos 35ºC e a umidade relativa do ar ficará em 20%, que é considerado estado de atenção, conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde). O recomendado é o que os índices fiquem em torno de 50% a 80%.

Mas o que tem causado uma primavera tão quente na capital? O BHAZ conversou com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para entender o motivo das altas temperaturas na estação das flores.

“As massas de ar seco, vindas da região Centro-Oeste, estão atuando com intensidade em toda Minas Gerais e fazem com que os termômetros ultrapassem os 30ºC. A primavera deste ano já é mais quente do que a passada. Nesta época do ano já era pra estar chovendo, mas as frentes frias estão chegando com pouca ‘força’ no Estado. Nos próximos dias o cenário tende a mudar”, contou.

Alívio

O refresco tão aguardado pelos belo-horizontinos está prestes a chegar e será a partir desta terça-feira (12). “Teremos chuvas durante a tarde e à noite e a tendência é que dure por toda a semana. A chuva vai ajudar a melhorar a qualidade do ar que ficará em torno de 40%”, explicou Claudemir. A combinação de calor e alta umidade proporcionará chuvas de forte intensidade na capital até quarta-feira (13).

A chuva trará um alívio na temperatura máxima que terá redução de até 5ºC, chegando a 29ºC. Já a mínima ficará em torno de 18ºC em Belo Horizonte.

Para as demais regiões de Minas há chance de chuvas para o Triângulo e Zona da Mata. Já no Triângulo Mineiro as pancadas serão isoladas, enquanto nas demais não há previsão.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!