Com nível crítico de sangue O negativo, Hemominas faz apelo por doadores

Fernando Frazão/Agência Brasil

O estoque de sangue do tipo O negativo está em nível crítico na Fundação Hemoninas. A instituição fez um apelo para que doadores compareçam às unidades. De acordo com a fundação, esse tipo sanguíneo é fundamental no atendimento em casos de cirurgia e outras emergências.

Ao BHAZ, Viviane Guerra, gerente de captação e cadastro do Hemominas disse que a fundação enfrenta baixo nível em todos os tipos negativos. “A nossa atenção especial neste momento é para o O negativo, pois ele é o mais utilizado nas emergências dos hospitais. Ele é o nosso doador universal, com isso todos podem recebê-lo”, contou.

Apesar de ser compatível com todos os outros, o O negativo é pouco frequente na população, conforme explica Viviane. “Somente cerca de 5% da população é desse tipo sanguíneo, por isso fica o apelo para que os doadores compareçam às nossas unidades. O feriado e as festas de fim de ano se aproximam e precisamos de ter estoque para atender uma possível demanda”.

Ver essa foto no Instagram

#estoquedesangue #hemominas #doesangue

Uma publicação compartilhada por Fundação Hemominas (@hemominas) em

Como doar?

As pessoas interessadas em doar precisam agendar o dia, seja pelo portal do Hemoninas ou no MGApp. Alguns critérios precisam ser seguidos e alguns deles são:

  • Pessoas entre 16 e 69 anos;
  • Quem estiver em boas condições gerais de saúde; 
  • Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis;
  • Quem pesa acima de 50 kg;
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Para saber qual unidade mais próxima de você, clique aqui.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!