Chico César, Black Alien, Thalma de Freitas e mais! Festival de Arte Negra de BH divulga programação

Ana Oliveira/Reprodução Instagram + Roncca/Reprodução Instagram

Atrações musicais, artes cênicas e visuais, cinema, performances e muito mais! Com o tema “Território Memória”, o FAN-BH (Festival de Arte Negra de Belo Horizonte) já tem data marcada. O evento ocorre dos dias 18 a 24 de novembro e neste ano celebra um importante marco: É a 10ª edição revelando a potência cultural negra da cidade, em diálogo com produções de todo o Brasil e de fora.

Tal potência é reconhecida no investimento da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) para o festival, que em 2019 mais que dobrou. Se na edição anterior, em 2017, o orçamento foi de 1,1 milhão, neste ano passou para 2,8 milhões. “Esse orçamento permite fazer um festival diverso, complexo, que revele toda a potência dessa produção cultural”, afirma Fabíola Moulin, presidenta da Fundação Municipal de Cultura, realizadora do FAN-BH.

A extensa programação, totalmente gratuita, foi divulgada nesta terça (12) pela PBH e equipe de curadoria do festival. São mais de 100 atrações do Brasil e do exterior espalhadas por mais de 20 espaços da cidade. Entre as apresentações musicais, o público conta com Chico César lançando seu novo disco “Amor é um ato revolucionário”, no dia 19, às 21h, no Sesc Palladium; Mateus Aleluia, que integrou o grupo Os Tincoãs, convocando Laércio e Thalma de Freitas para o espetáculo musical “Aclamação à Olorum”, no dia 18, no Cine Theatro Brasil Valourec; e Black Alien, que apresenta seu show “Abaixo de Zero: Hello Hell” no Viaduto Santa Tereza, no dia 24, às 21h.

Jovens nomes da cena mineira também integram a lista, como Elisa de Sena, que convida Maíra Baldaia, Azzula e Negras Autoras para seu show “Cura”, no espaço CentroeQuatro, Swing Safado, Babadan, entre outros.

Divulgação/FAN-BH

O festival promove, também, apresentações de dança e teatro – com destaque para a peça “Embarque Imediato”, com Antônio, Rocco e Camila Pitanga, presente em áudios e vídeos durante as cenas -, performances, exposições de artes visuais e exibição de filmes, dando luz à um cinema produzido por pessoas negras.

Além disso, haverá um programa de ações formativas. “Acontecerão uma série de atividades de formação que vão acontecer descentralizadas, pensando que essas ações formativas têm condições de ter uma capilaridade para além do festival”, comenta Aline Real, uma das curadoras do festival. Serão oficinas, aulas públicas, seminários, residências artísticas e mini cursos acontecendo em bairros como Taquaril, Aglomerado da Serra, Santa Lúcia e Maria Goretti.

A programação completa você pode conferir no site www.fan.pbh.gov.br, bem como se inscrever para as atividades de formação.

Sobre o FAN-BH

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN-BH) é dedicado à valorização e à difusão da arte negra. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua contemporaneidade e dedica-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas.

Com periodicidade bienal, o festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra. Desde 1995, atua como um importante instrumento para valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais. Suas atividades também provocam diversificadas reflexões e promovem a democratização do acesso ao bem cultural pelos diversos setores da cidade,

Festival de Arte Negra de BH

Quando? 18 a 24 de novembro de 2019
Onde? Em diversos espaços espalhados por BH
Quanto? Gratuito, com retirada de ingressos duas horas antes da atividade
Veja a programação completa: http://www.fan.pbh.gov.br/

Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!