Minas 40ºC! MG tem dia mais quente da história; tempo ioiô traz clima confuso em BH

Henrique Coelho/Amanda Dias/BHAZ

O forte calor dos últimos dias fez Minas Gerais registrar o dia mais quente de toda a sua história. Os termômetros em São Romão, no Norte do estado, ultrapassaram os 40ºC. Um sol para cada um. Em Belo Horizonte, o calorão deu uma aliviada nesta quarta-feira (13), mas a tendência é que ele volte no feriado da Proclamação da República, assim como as chuvas.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis temperatura em São Romão alcançou os 42,2ºC. “O registro foi feito na segunda-feira (11) e é um recorde para o Estado. Desde que as medições começaram a ser feitas em 1912 essa foi a maior registrada”, disse.

Esta é a segunda vez, neste ano, que a cidade bate recorde de temperatura. Em setembro, os termômetros marcaram 41,8ºC, o recorde anterior de Minas Gerais era de Arinos, em 1997, com 41,5ºC.

Tempo fresquinho em BH

Se em São Romão o calor não está aliviando, em BH, a quarta-feira amanheceu frequinha. A passagem de uma frente fria fez a temperatura diminuir nos últimos dias. “Na segunda a capital registrou 35,1ºC e ontem caiu para 27,6ºC”.

A queda na temperatura fez com que algumas pessoas sentissem até mesmo um “friozinho”. “A temperatura mais agradável é explicada pelos ventos vindos do oceano Atlântico. Eles fazem as noites e o começo das manhãs serem frias”.

Apesar da trégua, ao longo dos próximos dias, a tendência é que o forte calor volte na capital mineira. Até sexta-feira (15), dia do feriado da Proclamação da República, a temperatura máxima voltará para a casa dos 32ºC.

Já no final de semana, uma nova frente fria chegará e poderá trazer chuvas. “Esta nova frente fria vai vir do Rio Grande do Sul e atuará em diversas regiões de Minas, com isso, nós teremos mais uma queda de temperatura devido às precipitações”, concluiu.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!