DE GRAÇA! Realidade virtual chega ao Palácio das Artes em mostra inédita

Divulgação/Agat Films + Reprodução/Instagram/Dronimages

Que tal conhecer Paris sem gastar nem um real? E experimentar o mundo do jeito que uma pessoa cega o percebe? Se você se interessou, corre para o Palácio das Artes para conferir a programação do Novembro Digital, que fica disponível até o dia 8 de dezembro. Entre as atrações estão a exibição de dois filmes de realidade virtual produzidos por nomes importantes no audiovisual do mundo.

Ambos os filmes prometem experiências interessantes com propostas bem diferentes. Um deles, chamado “Notes on Blindness: Into Darkness” (Notas sobre a cegueira: na escuridão, em tradução livre) propõe ao público uma experiência sensorial e emocional sobre a cegueira. 

O filme é um curta-metragem e foi produzido inteiramente com base nos relatos de John Hull, um escritor e teólogo canadense que, aos 37 anos, perdeu a visão e passou a produzir então um diário sonoro. Para entender melhor a nova realidade que vivia, John começou a gravar conversas, vozes, ambientes e vários outros sons que o cercavam e armazenar esse material, de cerca de 3 anos, em diversas fitas. Os diretores do filme tiveram acesso a essas fitas e criaram uma versão de como seriam esses áudios transformados em imagens. O resultado foi um produto que agradou críticos ao redor do mundo e foi indicado a três categorias do BAFTA, premiação que é conhecida como o Oscar britânico.

Já o outro curta que também está em exibição no Palácio das Artes promete uma experiência igualmente surpreendente. Chamado “Notre-Dame de Paris”, o filme integra a série “Paris nos bastidores: uma caminhada na realidade virtual” e propõe exatamente isso: uma caminhada por uma das cidades mais charmosas do mundo. A obra faz um mergulho em 360º no coração de uma Paris fortemente marcada por arte e história. O filme convida o espectador a andar por ruas famosas e conhecer o lado oculto de monumentos históricos que viraram símbolos da cidade.

Viaje junto

Além da exibição dos filmes, a programação do evento conta ainda com a “France eMotion”, uma exposição de fotos que reúne obras de quatro fotógrafos de lugares diferentes do mundo: o beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o estadunidense David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade. Os quatro fotógrafos percorreram, com a câmera na mão, uma parte do território francês e reuniram, na exposição, tudo que aprenderam sobre a diversidade do patrimônio do país.

O evento fica aberto ao público até o próximo mês e é inteiramente gratuito. Fora que é a oportunidade perfeita para conhecer mais sobre outra cultura sem arredar o pé de BH. Você vai sair de lá sem saber se prefere falar uai ou “oui”!

Novembro Digital – Palácio das Artes

Onde? Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro)

Quando? De 8 de novembro a 8 de dezembro

Quanto? GRATUITO

Mais informações? Acesse aqui

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!