Após incitar estupro e morte de filhas dos ministros do STF, advogada pode perder OAB

Facebook/Cláudia Teixeira Gomes/Reprodução

A advogada Cláudia Teixeira Gomes corre o risco de ter seu registro profissional cassado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), após postar em suas redes sociais que as filhas dos ministros do STF deveriam ser estupradas e mortas. “Que estuprem e matem as filhas dos Ordinários Ministros do STF”, escreveu em uma postagem do Facebook na sexta-feira (8) .

A publicação da advogada teria sido uma reação à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), na quinta-feira (7), de derrubar a validade da prisão em segunda instância (entenda aqui), quando diversos opositores foram às redes sociais se manifestar contra o entendimento da Suprema Corte.

Facebook/Cláudia Teixeira Gomes/Reprodução

Na manhã dessa segunda-feira (11), o presidente da seccional Rio Grande do Sul da OAB, Ricardo Breier, enviou ofício para abertura de processo disciplinar. Breier cobra imediatas providências ao Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem Gaúcha. “[A manifestação] demonstra clara incitação à violência e que vai na contramão da postura exigida a um profissional representante da cidadania”, avalia.

O representante da Ordem solicitou urgência para o Tribunal, “bem como foi encaminhado ofício ao Presidente do STF noticiando a ação da OAB/RS”, informa o dirigente em nota da OAB/RS.

A advogada tem 15 dias para apresentar sua defesa prévia. Cláudia excluiu o perfil que mantinha no Facebook, onde demonstrava apoio ao presidente, Jair Bolsonaro e ao ex-juiz e atual Ministro da Justiça, Sérgio Moro. O BHAZ tentou falar com a advogada, mas as ligações para os números de telefone registrados no nome de Cláudia não foram atendidas.

Fecebook/Cláudia Teixeira Gomes/Reprodução
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!