LiGay: BH recebe campeonato nacional de futebol LGBT neste fim de semana

Mineirão/Divulgação + Beescats/Reprodução + Bharbixas/Reprodução

Começa, esta sexta-feira (15), em Belo Horizonte a Champions LiGay, o campeonato brasileiro de futebol LGBT. O evento, que está em sua 5ª edição, terá a participação de 28 equipes, sendo 3 femininas e 25 masculinas, reunindo mais de 600 atletas vindos de 10 estados brasileiros. O campeonato será hoje e amanhã (16), na Arena Santa Cruz, com entrada gratuita.

É a primeira vez que Belo Horizonte recebe jogos do campeonato nacional e já é a maior competição desde sua criação, em 2017. O torneio será realizado pelo Bharbixas, time LGBT de BH que venceu a primeira edição da Ligay, em 2017.

“A logomarca da Ligay BH representa a união entre os atletas e as equipes, que ninguém solta a mão de ninguém, e tem como inspiração a diversidade, formando o triângulo, símbolo da bandeira de Minas Gerais”, destaca Léo Machado, organizador da Ligay BH.

“Também é importante dizer que o Bharbixas, além de ter sido o primeiro campeão brasileiro, foi o primeiro time LGBT do mundo a jogar dentro de um estádio-sede da Copa do Mundo”, afirma, lembrando que o Bharbixas disputou uma partida no Mineirão em junho de 2018.

Vale lembrar que a entrada no campeonato é gratuita e serão aceitas doações voluntárias de alimentos e/ou roupas para que a organização doe o montante arrecadado posteriormente a ONG’s que lutam pelos direitos LGBTQ+.

O Bharbixas, que existe desde junho de 2017, ganhou a primeira edição do evento, em novembro daquele ano. Depois disso, conquistou o segundo lugar em novembro de 2018 e o terceiro no mês de abril deste ano.

Gustavo Mendes Moreira, presidente e lateral-direito do Bharbixas, espera movimentar Belo Horizonte. “Queremos trazer um grande turismo LGBT para cá. Estamos olhando uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para ver se conseguimos ampliar ainda mais o evento”, explica.

Segundo o presidente, a importância maior é para mostrar que o LGBT também pode praticar um esporte em alto nível. “Precisamos ainda, infelizmente, de um espaço só nosso, para praticar o esporte sem sofrer qualquer tipo de repressão. Fazendo um campeonato nacional temos uma visibilidade grande. Merecemos ter esse respeito, para enfrentar a luta contra LGBTfobia no esporte”, completa.

A diretora de Políticas para a População LGBT, Dayara Carvalho, acredita que o evento contribui para o combate ao preconceito e é positivo para a economia do município. “Para nós é muito importante apoiar eventos como este, que têm como propósito trazer à pauta o combate à LGBTfobia no esporte, além de promover eventos recreativos para a comunidade LGBT, movimentando a economia da cidade por meio do turismo”, explica Dayara. 

5ª edição da Champions Ligay

Quando? 15 e 16 de novembro, das 9h às 20h

Onde? Arena Santa Cruz (Rua do Contôrno, 504 – Maria Virgínia, Belo Horizonte)

Entrada? Gratuita, sendo aceito doações de alimentos não perecíveis e roupas em bom estado

Mais informações? @ligaybr @bharbixas | Facebook

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!