‘RespeitaAsMinas’: Recorde de público e audiência líder evidenciam, enfim, respeito ao futebol feminino

@Corinthians/Twitter/Reprodução

O jogo de volta da final do Campeonato Paulista feminino, neste sábado (16), foi um marco para a história da modalidade no Brasil. A partida entre Corinthians e São Paulo, que terminou com a vitória do Timão por 3 a 0, trouxe o título para as corintianas em um estádio lotado.

Com público recorde para jogos de futebol feminino no país, a Arena Corinthians recebeu 28.862 torcedores para a Final Majestosa. O Corinthians fez uma campanha impecável, vencendo todas as 20 partidas que disputou pelo campeonato. As jogadoras ergueram a taça ao som da torcida única que lotou a arena.

Visibilidade histórica

Além do público, o Campeonato Paulista Feminino também teve audiência recorde nas transmissões. As partidas de ida e volta foram transmitida pela TV FPF, Rede Vida, TV Cultura e pelo SporTV.

Na TV FPF, o clássico pela partida de ida, que foi disputado no dia 2 de novembro no Morumbi, quebrou o recorde de 2019 e alcançou mais de 370 mil visualizações. No mesmo dia, segundo o portal Dibradoras, o SporTV liderou a audiência entre os canais de esporte no horário da transmissão.

Nas redes sociais, o sucesso não ficou para trás. A partida histórica foi comentada por torcedores do Brasil inteiro, fazendo as hashtags #RespeitaAsMinas e #FinalMajestosa ficarem em segundo e terceiro lugar, respectivamente, nos trending topics do Twitter durante a partida.

Entre os mais de 28 mil presentes no Itaquerão, Ronaldo Fenômeno assistiu ao jogo com o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. A técnica da Seleção Brasileira Feminina, Pia Sundhage, também viu a partida ao lado de Emily Lima, a primeira mulher a treinar a Seleção Feminina.

#PlacarPelaMudança

Todo esse sucesso representa uma vitória para o futebol feminino, mas ainda há muito progresso a ser feito. Para que isso não fosse esquecido, a FPF surpreendeu o público depois do primeiro gol do Corinthians, ao exibir o placar de 0,8 a 0.

A ação, que foi realizada em parceria com a ONU Mulheres, teve como objetivo evidenciar a diferença salarial entre homens e mulheres. Segundo o IBGE, no Brasil, as mulheres recebem 20,5% a menos que os homens e, por isso, foram retirados 20% do valor do placar na campanha “#PlacarPelaMudança”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!