BMW 330i M Sport: o motorista pode domar ou virar quase um passageiro


Em sua sétima geração, o sedã da marca alemã passou por uma renovação no visual, que ficou mais “encorpado” e maior em suas dimensões; e ganhou um pacote tecnológico com sistemas avançados de conectividade e condução semi-autônoma. O motor 2.0, de 258cv, faz uma dupla perfeita com o câmbio automático de oito marchas, principalmente para quem curte acelerar, com respostas rápidas. Mas o acerto mais esportivo da suspensão sacrifica um pouco o conforto.   

Geralmente, as mudanças no visual da Série 3 não chegam a ser tão discrepantes entre uma geração e outra. Mas o da atual geração ganhou uma expressão mais “encorpada” e mais diferenciada em termos de esportividade em relação à sexta geração. Primeiro, as dimensões cresceram: o novo sedã é 85mm mais longo que seu antecessor (4,709m), 16mm mais largo (1,827 m), 1 mm mais alto (1,442m) e com 41mm de mais distância entre-eixos (2,851m), além de bitolas (dianteira e traseira) mais largas, que ajudam no comportamento e na agilidade do sedã.

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Design mais musculoso

Na frente, destacam-se a ampla grade em forma de duplo rim (característica da BMW), o conjunto óptico dianteiro mais atualizado, os recortes que deixam o visual mais esportivo, incluindo aquele que surge no difusor de ar e que se eleva até os contornos das máscaras dos faróis. De perfil, o que chama a atenção além da frente longa e a traseira curta, são as saias laterais e as bonitas rodas de liga de 19 polegadas, que deixam as enormes pinças de freio à mostra. Na traseira, sobressaem-se os traços horizontalizados e as lanternas escurecidas com luzes de LED.

Se, por fora, a linguagem esportiva fala mais alto, por dentro, há um pouco de equilíbrio entre a esportividade (como o volante e os bancos dianteiros) e a elegância (como o acabamento imitando metal no painel e volante e o revestimento dos bancos em couro marrom), com um acabamento primoroso. Destaque positivo também para o novo painel com instrumentos agrupados e de fácil visualização, o console central mais elevado e o alongamento do assento dos bancos dianteiros para acomodar melhor as pernas.

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Conversa com o motorista

O pacote tecnológico da sétima geração é muito amplo e inclui alertas de colisão e pedestre (Collision and Pedestrian Warning), função City Braking, responsável por avisar o motorista quando um ciclista é detectado pelos sensores; controle ativo de velocidade de cruzeiro, o Assistente Pessoal Inteligente BMW, que “conversa” e informa o motorista sobre várias funções do veículo; prevenção de colisão traseira e alerta de tráfego cruzado, sistema que estaciona o carro sozinho, sistema multimídia com BMW Operating System 7.0 e  e faróis a laser (dez vezes mais potente que os convencionais).

Com um bom torque já abundante em baixas rotações, o motor 2.0 turbo casa bem com a proposta esportiva do carro. Ele responde rapidamente aos comandos do acelerador. O câmbio segue o bom ritmo e fica parecendo um carro de corrida quando se troca as marchas pelas alavancas junto ao volante. Os bancos seguram bem o corpo nas curvas. A direção também tem respostas diretas. O Série 3 M Sport é completamente grudado no chão e o motorista pode abusar em qualquer curva. Por outro lado, mesmo usando o Drive Experience Control no modo conforto, a suspensão sacrifica um pouco o conforto.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 1.998cm³ de cilindrada, 16V, turbo, gasolina, que gera potência de 258cv (entre 5.000 e 6.500rpm) e torque de 40,8kgfm (entre 1.550 e 4.400rpm)

Transmissão – Tração traseira e câmbio automático de oito marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, multilink

Dimensões – Comprimento, 4,70m; largura, 1,82m; altura, 1,42m; e entre-eixos, 2,85m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 225/40 R19 na dianteira e com pneus 255/35 R19 na traseira

Porta-malas – 365 litros

Tanque – 59 litros

Peso – 1.470 quilos

Principais equipamentos – BMW Intelligent Personal Assistant, recurso Automate My Habits, Remote Software Upgrade, BMW ConnectedDrive, Preparação para Apple Car Play, BMW Live Cockpit Professional, Sistema Multimídia com sistema operacional 7.0, Driving Assistant Professional (assistente de controle de direção e de faixa, advertência de riscos locais e assistente de manutenção de faixa com proteção ativa contra colisões laterais), Parking Assistant Plus, BMW Head-Up Display, Pacote M Sport (controles de tração e estabilidade, freios esportivos, suspensão adaptativa, direção esportiva variável e transmissão Steptronic), abertura automática da tampa do porta-malas, ar automático e digital de três zonas, teto solar elétrico, carregamento sem fio para celular e sistema de som Harman Kardon.

Preço – R$ 269.950.



Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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