Cariocas sagram-se bicampeões da Champions LiGay, disputada em BH; Manotauros vence no feminino

Thalison Marques Araújo Costa/Pocs Films/Manotauros

A Champions LiGay tem um novo bicampeão – e um novo time a ser batido. Após os paulistas do Bulls venceram as duas edições de 2018, os cariocas do Beescats chegaram ao segundo título consecutivo do campeonato brasileiro de futebol LGBT, nesse sábado (17). O torneio foi disputado pela primeira vez em Belo Horizonte e teve o Manotauros, de Minas Gerais, como o grande vencedor da categoria feminina.

+ LiGay: BH recebe campeonato nacional de futebol LGBT neste fim de semana

A LiGay teve a participação de 28 equipes, sendo 3 femininas e 25 masculinas, reuniu mais de 600 atletas de 10 Estados brasileiros. A competição foi criada em 2017, quando os mineiros do Bharbixas venceram a edição inicial.

Entre sexta e ontem, foi realizada a quinta edição em BH, na Arena Santa Cruz. Na categoria masculina, o Beescats derrotou o Bárbaros, de São Paulo, nos pênaltis por 4 a 3. A partida no tempo regulamentar acabou empatada em 2 a 2.

Arquivo pessoal/Celso Martins

Desta forma, os cariocas chegam ao segundo título em 2019 e se igualam ao Bulls. Bharbixas vem logo atrás, com um caneco.

Troféu fica em BH

Esta edição foi marcada pela estreia da categoria feminina no LiGay. E o primeiro troféu é do Manotauros, de BH, que derrotou, na final, o Bharbixas feminino por 4 a 3.

“Desde o início, a gente sempre tenta trabalhar a inclusão. Queremos mostrar que o gay também sabe jogar futebol. Com essa ideia, também temos que lembrar que o futebol feminino também sofre muito preconceito e não é valorizado. É um orgulho poder participar desse progresso”, contou Giovanni Della Croce, presidente do Manotauros e técnico do time feminino.

A vitória não foi a primeira de Giovanni como técnico. Na primeira edição da LiGay, ele treinou campeão Bharbixas. Mais tarde, fundou o Manotauros e atualmente joga como goleiro no time masculino e treina o feminino. “Saio daqui muito feliz, satisfeito com nosso trabalho. Ainda precisamos de mais visibilidade, mas é muito bom poder mostrar o nível do nosso futebol”, completou.

A competição ainda contou com uma grande festa para comemorar o sucesso do LiGay, na Quadra Escola de Samba Cidade Jardim, realizada ontem à noite.

Campeões LiGay masculino

  • 1ª Edição – 2017 Rio de Janeiro – 8 equipes – “Bharbixas – MG” campeão 
  • 2ª Edição – 2018 Porto Alegre – 12 equipes – “Bulls – SP” campeão 
  • 3ª Edição – 2018 São Paulo – 16 equipes – “Bulls – SP” bicampeão 
  • 4ª Edição – 2019 Brasília – 24 equipes – “Beescats – RJ” campeão 
  • 5ª Edição – 2019 BH – 25 equipes – “Beescats – RJ” bicampeão 
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!