Mulher dá à luz na calçada após hospital negar atendimento: ‘Um absurdo sem igual’

Gêhh Fernandes/Facebook/Reprodução + Google Street View/Reprodução

Uma mulher precisou dar à luz em uma calçada após um hospital negar atendimento, em Belém (PA), na madrugada deste domingo (17). O vigilante Genário Fernandes da Silva Viana passava pelo local no momento, filmou a situação e contou a história ao BHAZ. O Hospital da Ordem Terceira foi procurado, mas não se manifestou sobre o caso.

O caso aconteceu por volta das 4h30, em uma calçada perto do hospital, que fica na Travessa Frei Gil De Vila Nova, 59, bairro Campina. “Eu trabalho na Ronda Comercial Motorizada, como vigilante, das 19h às 6h. Estava fazendo a minha ronda com meu parceiro quando escutamos uma gritaria, achamos que era assalto. Já cheguei filmando e vi essa cena. Uma mulher deitada no chão, aparentemente desmaiada, com a mãe dela gritando”, explica Genário.

O vigilante conta que não viu o bebê na hora. “Cheguei por trás, já tinha muita confusão, gente gritando. Quando ouvi um choro, aí que fui ver o bebê, ainda com o cordão umbilical, caído no chão. Dava para sangue e muito sujeira no local”, explica.

ATENÇÃO: As imagens a seguir podem ser consideradas perturbadoras para algumas pessoas.

De acordo com Genário, um funcionário do hospital apareceu dizendo que não tinha leito para a mulher, mas ela foi colocada para dentro do hospital com a chegada da polícia. “Acionamos um viatura. Na hora que os policiais chegaram, eles deram uma ‘dura’ nos funcionários. Só aí que ela pode entrar para o hospital. Um absurdo sem igual”, relata.

O vídeo publicado pelo vigilante viralizou nas redes sociais. Dentre os comentários, algumas críticas ao próprio Genário, dizendo que poderia ter ajudado a mulher e o recém-nascido em vez de filmar a cena. “A gente não mexeu com a criança por orientação da polícia. Falaram que ela poderia ter batido a cabeça no chão”, se justifica.

“Eu saí de lá assim que eles colocaram a mulher e a criança para dentro. Isso foi omissão de socorro, algo que nunca tinha visto na minha vida. Depois disso eu chorei muito. Tenho um filho de 3 anos, não consigo nem imaginar se isso tivesse acontecido com a mãe dele. A gente vê que a vida não vale nada mesmo”, desabafou o vigilante.

O BHAZ entrou em contato com o Hospital da Ordem Terceira. O estado de saúde do bebê e da mãe não foi informado pela instituição. O hospital não conseguiu indicar ninguém para falar sobre o caso, se limitando a dizer que o responsável estaria disponível na segunda-feira (18). Caso a unidade de saúde queira se manifestar, esta matéria será atualizada.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!