As privatizações na prática

Foto: Clarissa Barçante/ALMG

Por causa do Plano de Recuperação Fiscal, começamos a discutir aqui no Estado a privatização de algumas empresas públicas, como a Copasa, a Cemig, a Codemig e a Gasmig.

Infelizmente, ainda há muito desentendimento e informações incorretas sobre o assunto. Por isso, aproveito o espaço para mostrar como a privatização funciona na prática e quais são os seus benefícios para a população.

Primeiro, é importante frisar que estamos falando aqui da privatização pura, ou seja, o processo de transferência de empresas estatais para a iniciativa privada por meio da realização de vendas, que costumam ser instrumentalizadas a partir de leilões públicos.

Diferentemente do que alguns falsamente afirmam, muitos casos já ocorreram com sucesso aqui no Brasil. E o mais famoso deles é a privatização das telecomunicações. Os mais velhos devem se lembrar do suplício que era para se conseguir uma linha de telefone há alguns anos. Além do preço exorbitante, esperava-se meses ou até anos para se ter um telefone. Tudo mudou, no entanto, em 1998, quando o país fez a maior privatização de sua história, arrecadando cerca de R$ 22 bilhões.

Hoje, a telecomunicação avançou muito, com serviços mais baratos e com uma qualidade infinitamente melhor. Claro que muito se deve aos avanços tecnológicos, mas, entre os especialistas, não existem dúvidas de que a competição no setor permitiu o fim das filas de espera e o desenvolvimento de serviços que nem existiam na época.

Outro exemplo extremamente positivo é a privatização da Embraer, em 1994. Também talvez poucos se lembrem, mas apesar de hoje ser uma grande empresa privada de sucesso, ela foi criada pelo governo em 1969, em meio ao regime militar. Principalmente a partir da década de 80, a Embraer passou a enfrentar problemas com as contas, além de crise em sua gestão e modelo organizacional. No ano de sua privatização, sua dívida era monstruosa. Hoje, a situação está bem diferente. A empresa conseguiu retomar investimentos e melhorar a sua gestão interna. Atualmente, é um orgulho para os brasileiros por seu reconhecimento nacional e internacional.

Esses são apenas dois exemplos de privatizações grandes feitas com extremo sucesso e que mostram que temos que trazer essa expertise para cá. Não podemos mais ter uma administração pública que impede a evolução das empresas e trava a economia. Não resta dúvida que com as privatizações dessas nossas quatro estatais, a lucratividade vai aumentar, gerando mais riquezas e melhores serviços para nosso Estado e para os mineiros.

Laura Serrano[email protected]

Laura Serrano é deputada estadual eleita com 33.813 votos pelo partido Novo. Economista, Mestre pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em controladoria e Finanças e graduada pela UFMG com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica). É membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de pós-graduados de alto desempenho).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!