Marcha para ‘Estátua da Liberdade’: Manifestantes contra o STF batem continência para símbolo dos EUA

Instagram/@politica.negra/Reprodução + Google Street View/Reprodução

Manifestantes se reuniram nas ruas de diversas cidades do país, nesse domingo (17), para protestos contra o STF (Supremo Tribunal Federal). As ações foram marcadas por exaltação dos símbolos nacionais, apoio ao presidente Bolsonaro e gritos contra o ministro da Suprema Côrte Gilmar Mendes.

Apesar de todo o espírito nacionalista, militantes se reuniram em frente a uma réplica da Estátua da Liberdade e marcharam em continência ao maior símbolo norte-americano.

A escultura que recebeu a continência dos manifestantes fica em uma das Lojas Havan, cujo dono é fiel apoiador de Bolsonaro. Recentemente, ele chegou a anunciar o fim dos anúncios na Rede Globo em apoio ao presidente (leia aqui). No vídeo, a marcha acontece em meio a gritos de “Essa é pra você, Gilmar Mendes!” e “Aqui tem dono!”.

Nesta segunda-feira (18), o momento viralizou e umas das expressões mais comentadas do Twitter ao longo desta manhã são “Estátua da Liberdade” e “Havan”. A maioria dos comentários ironiza o ato. “Com dólar a 4,20 essa é a única estátua da liberdade que eles vão poder ver mesmo, então deixa”, escreveu um usuário do Twitter.

Conheça as reivindicações

Entre as reivindicações das manifestações, uma das principais foi o impeachment do Ministro Gilmar Mendes. Assunto que nesta segunda-feira (18) ainda figura entre os mais comentados do Twitter, com a expressão “Abra Impeachment Alcolumbre”, pressionando o presidente do Senado a abrir o processo contra o ministro. “Davi Alcolumbre, cumpra seu dever e paute o impeachment de Gilmar Mendes”, reivindicava um internauta.

https://twitter.com/janedoebrasuca/status/1196416456495435776

Em Belo Horizonte, os manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade. Confira abaixo algumas imagens:

https://twitter.com/Priscil45406771/status/1196171044912082945
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!