DE GRAÇA! Inteligência artificial criará ‘museu da vida’ de quem for ao CCBB

Reprodução/Street View + Divulgação/Museum of Me

Já imaginou como seria uma exposição sobre a sua vida? A mais nova instalação do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), que estreia no próximo dia 27, recorreu à inteligência artificial para proporcionar exatamente isso: um mergulho em sua alma digital. A atração convida o visitante para uma viagem imersiva online e fica em cartaz até o dia 29 de dezembro. E o melhor de tudo: DE GRAÇA!

A atração promete uma experiência personalizada para cada visitante. Para acessá-la, será preciso informar uma conta no Instagram, rede social utilizada como base para a execução do sistema. O espaço permite a entrada de até três pessoas por vez, porém cada experiência será apresentada individualmente. Também é possível fazer fotos e compartilhar durante a jornada. 

Como funciona

A experiência, chamada “Museum of Me” (Museu de mim, em tradução livre), já passou por São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba e é baseada em fotos e mensagens publicadas pelos próprios usuários nas redes sociais e projetadas em dezenas de displays de LCD. Espelhos em todas as paredes, piso e teto da sala resultam em uma sensação de universo infinito composto pelo conteúdo do próprio usuário. 

Os padrões e as imagens se combinam pouco a pouco, resultando em uma colagem caleidoscópica abstrata com hashtags e legendas correspondentes aos momentos compartilhados. Na exposição, o usuário experimenta um mergulho nos seus principais momentos: o nascimento de um filho, o casamento, uma viagem inesquecível…

Divulgação/Renato Mangolin

Quando as projeções estão chegando ao fim, as telas se apagam ao som de uma respiração rápida e ansiosa. Nessa hora o visitante fica com a sensação de ter vivido algo único, inusitado, como um sonho. “A instalação usa inteligência artificial para interpretar a alma digital do visitante, provocando sensações a partir de um sofisticado sistema de som dinâmico, que permite variações sutis segundo o resultado das análises das fotos da pessoa”, explica Felipe Reif, sócio da Cactus, estúdio colaborativo criador da exposição.

Museum of Me foi desenvolvido pela CACTUS, que já criou outras experiências artístico-tecnológicas imersivas exibidas em Nova York, Hong Kong e nos Jogos Olímpicos.

Exposição “Museum of Me”

Quando? De 27 de novembro a 28 de dezembro

Onde? Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Quanto? GRATUITO

Mais informações? (31) 3431-9400

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!