Radialista é demitido após ataques homofóbicos contra jornalista: ‘Queima rosca’

@matheusribeirotv/Instagram/Reprodução + @luizgamaoficial/Instagram/Reprodução

Após postar comentários homofóbicos a respeito do jornalista Matheus Ribeiro, o locutor Luiz Gama foi demitido da BandNews FM Goiânia. A emissora de rádio fez o anúncio nesta segunda-feira (18). O jornalista também processará o locutor e outras pessoas que o ofenderam na internet por crime de homofobia.

Luiz Gama postou no Twitter, na última quarta-feira (13), comentários preconceituosos a respeito do jornalista, o primeiro assumidamente homossexual a apresentar o Jornal Nacional. “Putz! Onde o Brasil vai parar? Queimar a rosca agora é moda. Um apresentador de telejornal de qualidade média virou a bola da vez no jornalismo nacional só porque revelou que sua rosquinha está à disposição. A qualidade profissional que se f…”, comentou o locutor.

Em outra postagem, Gama elogiou a decisão do presidente Jair Bolsonaro de acabar com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista e completou o comentário com mais uma declaração preconceituosa. “Afinal, tem uma fraquíssima em rede nacional só por causa da cor de pele e outro comunzão fazendo fama só porque avisou que queima a rosca”, escreveu.

Em nota, a BandNews FM Goiânia declarou que, apesar de não caber à empresa patrulhar opiniões pessoais dos funcionários, a postura do locutor não condiz com os valores do grupo Band e, por isso, Luiz Gama não continuará trabalhando para a empresa.

Ver essa foto no Instagram

NOTA – Não cabe à BandNews FM Goiânia fazer juízo ou patrulhamento sobre posições pessoais de seus funcionários quando adotadas fora do ambiente da programação ou da produção jornalística. ⠀ . Por outro lado, o conjunto de ideias e posicionamentos de seu grupo de jornalistas, âncoras e comentaristas, fazem da Band News FM uma forte aliada na defesa de valores importantes para uma sociedade saudável, equilibrada e justa. Com tal postura, a Band News FM Goiânia combate com convicção quaisquer manifestações de preconceito, intolerância ou discriminação. ⠀ . Desta forma, mesmo se tratando de iniciativa exterior, individual, dissociada do posicionamento da emissora e dos ideais que ela defende, informamos que não se manterá como parte da equipe qualquer funcionário que tenha comportamento adverso a estes valores. ⠀ . Em comum acordo com a equipe Feras do Esporte, iniciamos renovação de quadro funcional no sentido de afastar o funcionário (Luiz Gama) que adotou caminho contrário a esta postura. ⠀ . Siga: @bandnewsfmgoiania ⠀ . #bandnewsfmgoiania #bandnewsfm #naohomofobia #naoracismo @uoloficial @hugogloss @uoltvefamosos @matheusribeirotv @folhadespaulo @catracalivre @metropolesdf @jornalopopular

Uma publicação compartilhada por BandNews FM Goiânia (@bandnewsfmgoiania) em

A advogada de Matheus Ribeiro, Maria Thereza Alencastro Veiga, afirmou que o jornalista entrará com ações contra Gama e outros usuários que fizeram comentários abertamente homofóbicos sobre ele. “As pessoas misturam a sexualidade dele com a competência profissional, acabam diminuindo o Matheus por ser homossexual”, contou ela ao BHAZ.

O jornalista, que trabalha na TV Anhanguera, filial da Rede Globo em Goiânia, apresentou o Jornal Nacional como parte da comemoração aos 50 anos do programa. As edições de sábado estão sendo apresentadas por jornalistas de todos o país.

Em postagem no Instagram, o apresentador se manifestou contra o preconceito. “Estou convicto de que a melhor forma é usando essa abrangência em prol de um jornalismo sério, que leve esclarecimento onde há escuridão, que combata preconceitos e desigualdades, que promova a democracia e os direitos humanos. Quero que a minha voz seja instrumento daqueles que ainda não são ouvidos”, escreveu Matheus.

A advogada explicou que o jornalista tinha a opção de não agir judicialmente, mas resolveu usar sua voz e sua visibilidade. “Mover um processo judicial é incômodo, tem que passar por muitos processos, mas nós decidimos usar a projeção dele para agir em nome das milhares de pessoas que são atacadas dessa forma todos os dias”, completou Maria Thereza.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!